quarta-feira, 30 de abril de 2008

Justiça do Pará obriga o Ibama a trabalhar

Segundo uma decisão da justiça, o Ibama deve formar até hoje (30/04) uma equipe com cinco funcionários, além de equipamentos e veículos apropriados, para combater o desmatamento no Pará.



É entristecedor ver um conflito assim entre dois órgãos públicos sérios, respeitados e que desempenham um importante trabalho em nossa sociedade. Torcemos para que o problema seja resolvido com rapidez.

Fonte: Jornal Nacional de 28/04/2008

domingo, 27 de abril de 2008

Economize energia ao usar o computador

Poupar energia ao utilizar o computador é simples, economiza gastos e é uma forma de contribuir com o meio ambiente. Algumas dicas eficientes e de fácil implantação:

  • Desligue os aparelhos periféricos (impressora, caixa de som, modem etc.) quando não estiverem em uso
  • Se o seu monitor é CRT (tubo), troque por um LCD, mais econômico
  • Diminua o brilho da sua tela e desligue o monitor quando estiver ausente
  • Configure seu computador para economizar energia. Veja como fazer isto no Windows XP:

  1. Vá até as "Configurações de Vídeo" no Painel de Controle ou clique com o botão direito na área de trabalho; depois, clique em "Propriedades".


  2. Clique em "Proteção de Tela" e escolha "Nenhum". A proteção de tela consome energia do monitor e do processador. Depois, clique em "Energia".


  3. Escolha um período de tempo sem uso após o qual o computador deve desligar automaticamente o monitor e os discos rígidos. Para finalizar, clique em OK e novamente OK.


Blog VoluntárioEste post faz parte da comemoração ao Dia Global do Voluntariado Jovem, promovida pelo Movimento Blog Voluntário, cujo tema este ano é "combate ao analfabetismo digital".

Para saber mais: Mude o Mundo e Planeta Sustentável

sábado, 26 de abril de 2008

Disney decide entrar na luta pelo Meio Ambiente

Um dos maiores estúdios da indústria cinematográfica do mundo, a Walt Disney, decidiu fazer a sua parte para ajudar o planeta. Explica-se: foi anunciado que, em breve, serão produzidos pelo estúdio uma série de documentários sobre o Meio Ambiente, sob o selo de produção Disneynature, com o intuito básico de alertar os habitantes do planeta sobre as riquezas do mundo e conscientizá-los para sua preservação.

O primeiro título do projeto já está a todo vapor e foi intitulado "The Crimson Wing: Mystery of the Flamingos". Com direção de Matthew Aeberhard e Leander Ward, a produção deverá ser distribuída mundialmente em dezembro. Em seguida, já estará a caminho "Earth", do diretor e produtor britânico Alastair Fothergill (responsável pela série "Planeta Terra", exibida nos canais pagos BBC e Discovery Channel), com distribuição para abril de 2009.

Sobre a iniciativa, Jean-François Camilleri, presidente da Disneynature, produtora da família Disney que será responsável pelos trabalhos ligados ao meio ambiente, falou à Variety: "A Disneynature é um conceito que pretendemos desenvolver no mundo todo ao longo dos anos e esperamos que estes filmes contribuam para uma melhor compreensão da beleza e da fragilidade de nosso mundo natural".

Os outros longas da série serão: "Oceans", de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud; "Orangutans", de Charlie Hamilton James; "Big Cats", de Keith Scholey e Fothergill; "Naked Beauty: A Love Story that Feeds the Earth", de Louie Schwartzberg; e "Chimpanzee", de Mark Linfield e Fothergill.

Saiba mais:
Sinopse dos lançamentos previstos (Blog Adoro Cinema)
Site oficial da Disney Nature (em inglês)

Fonte: Cinema com Rapadura

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Celular a água deve chegar ao mercado até 2010

As baterias de celular, normalmente feitas de íons de lítio, estão sempre no alvo de ambientalistas por serem produtos poluidores e, por isso, nocivos ao meio ambiente. Com a busca por materiais e produtos cada vez mais limpos, a Samsung anunciou que pretende desenvolver até 2010 uma bateria para celulares movida a água.

Segundo noticiado pelo site Engadget, a fabricante diz ter desenvolvido um método para gerar gás hidrogênio através da exposição da água ao metal, que posteriormente reagiria ao oxigênio no ar para produzir energia, ao contrário de outros mecanismos movidos a combustível, que necessitam de metanol para funcionar.

O sistema não é esclarecido com precisão, mas o Engadget calcula que funcione de forma similar ao HydroPak (um dispositivo movido a água da Millenium Cell e Horizon Fuel Cell, que pode recarregar celulares, notebooks e outros dispositivos menores).

A empresa também comenta que seu sistema em desenvolvimento atualmente possui autonomia a 10 horas de uso, ou 5 dias em modo de espera, pois produz por volta de 3 watts de eletricidade, o dobro da autonomia das baterias utilizadas atualmente.

O site Gizmodo cita que os cartuchos de hidrogênio da bateria deverão ser trocados a cada quatro dias se o usuário utilizar o celular por quatro horas ao dia, mas espera-se que, até 2010, seja necessário somente encher um reservatório do celular com água.

Fonte: JB Online/AmbienteBrasil
Foto ilustrativa - fonte: Flickr de Dejâ vu

terça-feira, 22 de abril de 2008

Garçom, eu quero água da torneira - Dia da Terra

Este post faz parte da blogagem coletiva em comemoração ao Dia da Terra, promovida pelo "Faça a sua parte".

O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A pressão social teve sucesso e o governo dos Estados Unidos criou a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional.

A modesta contribuição do nosso blog, hoje, é a divulgação do texto abaixo, que exemplifica uma quebra de paradigma vivenciada por empresários, aparentemente simples, mas muito válida.


Meu amigo, presidente de uma multinacional, gaba-se de que, há mais de 20 anos, nem ele nem sua família bebem água de torneira. O argumento central de meu amigo é sua falta de confiança na qualidade da água do serviço de abastecimento. Além disso, ele acha que os filtros são um trambolho. Formado em Engenharia de Produção, meu amigo estima que, nesse período, ele e sua família devam ter consumido algo em torno de 75.000 litros de água, a maior parte engarrafada na embalagem PET.

Para meu amigo, essa forma de pensar era aparentemente natural, correta e inquestionável até recentemente, quando ele participou do Fórum Econômico de Davos, encontro anual da elite econômica e política do mundo, na Suíça. Ali ele conheceu Alice Waters, proprietária do Chez Panisse, um badalado restaurante orgânico de Berkeley, na Califórnia. Aí, a água de beber passou a ter um outro significado em sua vida.

Alice não é dona de um mero restaurante natureba. O Chez Panisse tem sido listado, ano após ano, entre os 50 primeiros no prestigiado anuário “Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo”, da revista britânica Restaurant. Alice tem nove livros de receitas que se tornaram best-sellers nos Estados Unidos. Para ela, a água da torneira é boa e, no ano retrasado, ela decidiu simplesmente parar de vender água engarrafada em seu restaurante.

Alice costumava vender 25 mil garrafas de água mineral por ano em seu restaurante. Agora, seus clientes podem solicitar a água encanada, que é filtrada e servida em jarras. Se o freguês quiser água com gás, o restaurante gaseifica o líquido da torneira na hora. Tudo isso oferecido de graça. Segundo Alice, no Chez Panisse não há registro de queixas de seus clientes devido à mudança da política da água: “As pessoas perceberam que faz todo o sentido e que ainda economizam”.

Leia o artigo completo (Fonte: Lixo.com.br)
Texto de RICARDO NEVES , publicado na Revista Época do dia 09/02/2008 - Edição nº 508

domingo, 20 de abril de 2008

Conar proíbe anúncios da Petrobrás sobre responsabilidade ambiental

Entidade suspendeu publicidade porque estatal não cumpre cronograma de redução de enxofre no diesel

O Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) decidiu ontem [quinta, 17], por maioria de votos, pela sustação de duas campanhas publicitárias da Petrobrás que ligam a empresa a ações ambientalmente responsáveis. O pedido de análise partiu de um grupo de instituições governamentais e não-governamentais, que acusa a estatal de anunciar um comprometimento com o ambiente que não seria verdadeiro, pois ela resiste à redução da taxa de enxofre no diesel brasileiro a partir de 2009.

Ainda cabem recursos no próprio Conar. A Petrobrás informou que vai recorrer. Segundo a advogada Cristiane Lage, é a primeira vez que a estatal responde ao conselho.

O grupo social e governamental comemorou a decisão. Fazem parte dele as secretarias ambientais municipal e estadual de São Paulo, o Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, Movimento Nossa São Paulo, Greenpeace, Amigos da Terra e Fundação SOS Mata Atlântica, entre outros.

“Esse é um marco no processo de responsabilidade social e ambiental no País”, afirma Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. “As empresas mais filantrópicas do mundo e do Brasil investem no máximo 1% do faturamento em ações sociais. Responsabilidade não é só sobre esse 1%, mas também sobre os outros 99%. Não adianta ter um projeto social se o seu produto faz mal.”

Leia a notícia completa (Fonte: O Estado de S. Paulo)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pronunciamento de Bush sobre aquecimento global gera crítica de senadores e ativistas

O presidente dos EUA, George W. Bush, fez no dia 16 um pronunciamento pedindo pelo corte nas emissões de gases-estufa até 2025. Mas não trouxe idéias específicas, como havia adiantado no dia 15 a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. A falta de proposta objetivas, levou a críticas.

O presidente falou em princípios gerais, como por exemplo, focar os esforços na indústria, em especial na indústria energética.

- Se implementarmos completamente nossas e fortes leis, aderirmos aos princípios que coloquei e adotarmos incentivos apropriados, vamos nos colocar num caminho ambicioso para a redução das emissões - disse. - Acreditamos que precisamos proteger nosso meio ambiente. A única maneira de fazê-lo é através dos avanços na tecnologia.

Bush falou em eliminar barreiras de comércio em casos de tecnologia limpa e mandou um recado a legisladores:

- O caminho errado é aumentar taxas ou pedir por cortes drásticos de emissão, que não têm a menor chance se realizar e todas as chances de fazer mal a nossa economia - disse.

Os democratas do Congresso já deixaram claro que Bush enfrentará em breve uma batalha contra a aprovação de leis mais duras de regulação de emissão de gases-estufa, que os democratas estão dispostos a provar nos próximos meses.

Ambientalistas esperam que o sucessor de Bush faça de Washington um líder em um novo Protocolo de Kioto, que expira em 2012, e não foi ratificado pelos EUA.

- O presidente está jogando uma Ave-Maria nos poluidores, na tentativa de fazer qualquer coisa significativa contra o aquecimento global - reclamou Carl Pope, diretor executivo da ONG Sierra Club. - Pelos planos de nosso presidente, precisaremos de um verdadeiro milagre para nos salvar do aquecimento global.

Leia a notícia completa (Fonte: O Globo Online)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Nível dos oceanos aumentará 1,5 m até 2100, dizem cientistas

[Na foto, cena do filme "O Dia Depois de Amanhã".]

O derretimento de geleiras, o desaparecimento de placas de gelo e o aquecimento das águas poderiam fazer com que o nível dos oceanos subisse até 1,5 metro até o final deste século, expulsando de suas casas dezenas de milhões de pessoas, afirmou uma nova pesquisa divulgada na terça-feira.

Svetlana Jevrejeva, do Laboratório Oceanográfico Proudman, na Grã-Bretanha, disse que a estimativa baseava-se em um novo modelo matemático que permitiu estabelecer com precisão o nível dos oceanos nos últimos 2.000 anos.

"Durante os últimos 2.000 anos, o nível dos oceanos manteve-se praticamente estável", afirmou a cientista a jornalistas, em meio ao encontro realizado em Viena.

No entanto, o ritmo no qual o nível dos oceanos sobe hoje está ganhando velocidade, e as águas ficarão de 0,8 a 1,5 metro acima de seu patamar atual quando chegar o próximo século, afirmaram pesquisadores, entre os quais Jevrejeva, em um comunicado.

O nível dos oceanos elevou-se 2 centímetros no século 18,6 centímetros no século 19 e 19 centímetros no século passado, disse a cientista, acrescentando: "parece que o rápido aumento do nível dos oceanos no século 20 deveu-se ao derretimento de placas de gelo."

Os pesquisadores debatem acaloradamente a respeito do quanto o nível dos mares vai elevar-se. O IPCC, por exemplo, diz que tal elevação deve ficar entre 18 e 59 centímetros.

"Os números do IPCC subestimam a realidade", afirmou Simon Holgate, membro também do Laboratório Proudman.

Segundo os pesquisadores, o IPCC não havia levado em conta a dinâmica do gelo -- a velocidade maior na movimentação das placas de gelo, velocidade essa alimentada pelo derretimento, é ela também um fator no desaparecimento das placas e na elevação do nível das águas.

Leia a matéria completa (Fonte: Reuters/Yahoo! Notícias)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Brasileiros colocam meio ambiente acima de questões com impacto direto no bolso

Estudo realizado pela Market Analysis, instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, mostra que os brasileiros colocam a questão ambiental acima das econômicas que têm impacto direto no bolso, como a inflação e o desemprego.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados admitem preocupação privilegiada pela sustentabilidade, acima de benefícios de impacto material.

Existe uma proporção grande da população que coloca o meio ambiente como questão central. "Esta proporção revela uma opinião pública dividida ao meio, que alimenta a tensão entre o crescimento e o ambientalismo", disse o diretor do instituto, Fabian Echegaray.

Meio ambiente
Os dados mostraram que 49% dos entrevistados foram a favor de a economia sofrer um desgaste, na tentativa de cortar as emissões de gases responsáveis por problemas ambientais, enquanto 44% questionaram a decisão.

Os brasileiros também julgam as ações do empresariado insuficientes para assegurar a preservação do meio ambiente, com 40,4% dos entrevistados que dividem essa opinião.

A pesquisa detectou que, no Brasil, é alto o senso de responsabilidade moral (63% dos entrevistados), maior do que a média na América Latina (59%) e da Europa (61%).

Quando questionados sobre quem deve arcar com a solução para os problemas ambientais, os países mais abastados foram citados por 73% dos entrevistados.

Fonte: Administradores.com.br

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Uso de animais vivos para ensinar divide professores

A reportagem abaixo foi retirada do site AmbienteBrasil. O tema é a polêmica gerada sobre a vivissecção ("qualquer operação feita em animal vivo com o objetivo de realizar estudo ou experimentação", segundo o Dicionáro Houaiss), que causa conflitos entre opositores e defensores da prática. Após ler a notícia, dê sua opinião na nossa enquete: Você é a favor do uso de animais vivos para pesquisas científicas e aulas práticas?

O cão Jerry [foto] pode ser entubado, receber ressuscitação boca-focinho, tomar injeção e ganhar uma tala. Seu corpo também emite diversos tipos de som, da respiração e do coração, que podem ser ouvidos com a ajuda de um estetoscópio.

Mas esse cachorro não late, não abana o rabo nem sai pulando atrás do dono. Jerry é um manequim usado para substituir animais vivos em salas de aula e em treinamentos para futuros veterinários.

Ele veio ao Brasil na bagagem do inglês Nick Jukes, 41, coordenador da InterNiche (ONG que promove alternativas ao uso de animais na educação).

Tradição

Diferentes tipos de animais, como ratos, camundongos, coelhos e cachorros, são usados em aulas da área de biologia - para vivissecção - e no treinamento de futuros médicos e veterinários em cirurgias.

"As pessoas supõem que é bom aprender com animais vivos porque é a tradição. Mas pesquisas mostram que as alternativas são iguais ou até melhores para ensinar. Com os métodos substitutivos, você pode treinar repetidas vezes e, quando se sentir seguro, já pode praticar na clínica com pacientes reais", diz Nick Jukes.

Muitos professores, entretanto, acreditam que os métodos alternativos não suprem as necessidades de aprendizado.

O médico David Feder, professor da Faculdade de Medicina do ABC, considera que há limitações e teme que a formação do aluno fique aquém das necessidades da profissão.

"O ganho de experiência numa aula prática é maior porque você tem reações inesperadas e precisa interpretá-las", afirma.

Leia a matéria completa (Fonte: Afra Balazina / Folha de S.Paulo / AmbienteBrasil)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Consulta pública para definir animais de estimação recebeu cerca de 10 mil e-mails

Quem acompanhou a 100ª postagem do blog soube do início desta consulta!

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encerrou ontem (domingo) a consulta pública sobre a lista prévia de espécies da fauna silvestre nativa que poderão ser criadas e comercializadas como animais de estimação. Desde o início da consulta, em 6 de março, o instituto recebeu aproximadamente 10 mil e-mails enviados por vários segmentos da sociedade.

“A análise da consulta pública vai ser feita baseada nos critérios do Conama [Conselho Nacional do Meio Ambiente]. Serão consideradas apenas as contribuições encaminhadas no sentido de justificar a inclusão ou exclusão de alguma espécie”, informou a coordenadora substituta de Gestão do Uso da Fauna do Ibama, Raquel Sabaine, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo os critérios estabelecidos pelo Conama, deve-se evitar a criação de espécies de animais silvestres que possam oferecer riscos significativos à saúde humana e à animal, ao equilíbrio das populações naturais e outros prejuízos de qualquer natureza.

De acordo com Raquel Sabaine, a lista definitiva das espécies que poderão ser criadas como animais de estimação deverá ser publicada em maio deste ano. Segundo ela, a consulta pública servirá de base para regulamentar as espécies que poderão ou não ser criadas.

A coordenadora lembrou que, atualmente, tanto a manutenção quanto a venda de animais silvestres sem permissão é crime ambiental. A pena pode ser de multa, que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, dependendo da espécie do animal e da quantidade, ou de detenção de 6 meses a 2 anos.

Fonte: Agência Brasil / AmbienteBrasil

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Brasil é o país que mais desmata no mundo

Um novo relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado ontem mostra que, entre 2000 e 2005, o Brasil foi o país que mais desmatou no mundo. Seriam 31 mil quilômetros quadrados de floresta derrubada anualmente, segundo o órgão. Em segundo lugar aparece a Indonésia: 18,7 mil km2 por ano. Em terceiro está o Sudão, com 5,9 km2.

A Amazônia é onde mais se desmata no Brasil. Os dados oficiais do governo brasileiro, computados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam taxa de derrubada média anual na região de cerca de 22 mil km2 - ainda que dois dos três maiores índices já registrados sejam de 2004 (27.379 km2) e 2003 (25.282 km2). O Inpe não monitora outros biomas, como o cerrado e a mata atlântica.

As informações do Bird fazem parte do Relatório de Monitoramento Global 2008, que avalia o status de cumprimento das Metas do Milênio. De acordo com ele, a perda de área florestal no planeta foi de 73 mil km2 por ano entre 2000 e 2005. A África Subsaariana é a região que mais derrubou, cerca de 47 mil km2 - a América Latina e Caribe aparecem com 41 mil km2.

Fonte: O Estado de S. Paulo / Yahoo! Notícias

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Notícia do Projeto: Professores, diretores e gerentes da CAIXA participam de Capacitação

Nos dias 3, 4 e 5 de abril, foi realizado no Centro de Convenções do Porto Bello Palace Hotel (Uberlândia) o curso de capacitação do Projeto Jogo Limpo. Participaram diretores e professores de 3ª e 4ª série das escolas do Município e gerentes da CAIXA Econômica Federal. O Projeto, que no ano passado foi trabalhado em algumas escolas estaduais com grandes resultados comprovados, será implantado em todas as escolas da rede pública municipal, por meio de um acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Uberlândia, a CAIXA e a OPA – Organização para a Proteção Ambiental.

O curso de capacitação, ministrado pelo “Ecos na Educação”, comprovou-se um sucesso de público e de mobilização. No último dia, sábado, foram contabilizados cerca de 200 participantes. O intuito foi capacitar e sensibilizar, objetivando o despertar de uma consciência ecológica por meio de atitudes concretas. Atitudes que serão levadas às salas de aula e disseminadas entre os alunos, que atuarão como multiplicadores de ações socioambientais.

Leia a notícia completa no site oficial do Projeto Jogo Limpo.

domingo, 6 de abril de 2008

Boeing anuncia primeiro vôo de avião movido a hidrogênio

A fabricante de aviões americana Boeing anunciou nesta quinta-feira na Espanha ter feito voar no início do ano um avião propulsionado por hidrogênio, o "primeiro na história da aviação".

"Pela primeira vez na história da aviação, a Boeing fez voar um avião propulsionado por uma bateria de hidrogênio", declarou John Tracy, diretor de pesquisas da Boeing, em uma entrevista coletiva no centro de pesquisas do grupo americano em Ocaña (centro da Espanha).

O aparelho, de hélice experimental, fez um vôo de quase 20 minutos a 1.000 metros de altura, segundo um comunicado difundido na coletiva.

"Se trata de uma conquista tecnológica histórica da Boeing", disse Tracy, antes de acrescentar que o avanço implica "grandes promessas para um futuro mais verde".

O avião decolou com o auxílio de uma bateria e uma pilha de hidrogênio até alcançar a altitude de 1.000 metros.

Em seguida foi cortada a bateria. "O piloto voou a uma velocidade de 100 km/h durante 20 minutos, usando apenas a pilha", afirma o comunicado da Boeing.

Fonte: Yahoo! / AmbienteBrasil

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Latas de aço para óleos de cozinha protegem o meio ambiente, diz a indústria

Desde o final da década de 80 que, no bojo de um movimento de resgate aos alimentos naturais, não industrializados, os enlatados passaram à berlinda. Embalagens de vidro e plástico ganhavam progressivamente a imagem de mais saudáveis.

Até o ano 2000, a maioria dos óleos comestíveis utilizava latas de aço. Com o apelo da transparência, a garrafa plástica PET inicialmente ganhou o mercado de óleos especiais e, sobretudo a partir de 2004, com o aumento do preço do aço em âmbito mundial, chegou ao produto mais popular – o óleo de soja.

Toda essa história teria um viés puramente mercadológico, não fosse o fato de, agora, a lata de aço surgir como muito mais benéfica não só à saúde humana, mas também ao meio ambiente.

O setor [dos fabricantes] vem divulgando que a lata de aço apresenta vários benefícios que merecem ser ressaltados. Seu recolhimento seria o mais fácil dentre todos os materiais de embalagem, pois requer apenas o uso de eletroímãs, ao passo que outros tipos de embalagem demandam separação manual.

Segundo o estudo “Os Bilhões Perdidos no Lixo”, de autoria do consultor da ONU e pesquisador na área de resíduos sólidos Sabetai Calderoni, a lata de aço leva em média cinco anos para se decompor totalmente (de 3 a 6 anos). Já, segundo o mesmo estudo, o tempo de degradação do plástico é superior a 100 anos.

Ainda conforme a divulgação do setor, estudo conduzido pelo CETEA / Ital (Centro de Tecnologia de Embalagem), de Campinas (SP), apresenta a condição dos dois materiais – lata de aço e PET – decorridos quatro anos de seu descarte na natureza. Enquanto a lata de aço está praticamente decomposta, a garrafa PET permanece intacta.

Veja a reportagem completa (Fonte: Mônica Pinto / AmbienteBrasil)