sábado, 5 de junho de 2010

Mensagem da ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente



(Texto escrito por Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas)

Biodiversidade, a incrível variedade de vida na Terra que nos sustenta, está em pergo. Espécies estão se extinguindo no mais rápido ritmo já registrado. A maioria destas extinções estão associadas a atividades humanas que estão poluindo e esgotando recursos hídricos, mudando e degradando habitats e alterando o clima global. De sapos a gorilas, de enormes plantas a minúsculos insetos, milhares de espécies estão correndo riscos.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente [World Environment Day, WED, na sigla em inglês] deste ano, "Muitas Espécies. Um Planeta. Um Futuro", faz coro ao chamado do Ano Internacional da Biodiversidade para interromper esta extinção em massa e aumentar a conscientização sobre a importância vital dos milhões de espécies que habitam o solo, as florestas, os recifes de coral e as montanhas do nosso planeta. Nossa saúde, bem-estar e o futuro da sustentabilidade dependem desta intricada e delicada rede de ecossistemas e vidas.

O anfitrião global da celebração do WED 2010 é Ruanda. Esse pequeno país na região dos Grandes Lagos da África está rapidamente ganhando a reputação de um pioneiro verde. Lar de 52 espécies ameaçadas, incluindo o raro gorila da montanha, Ruando está mostrando como a sustentabilidade ambiental pode caminhar lado a lado com o crescimento econômico de um país. Apesar de seus muitos desafios, como a pobreza e vasta degradação do solo, a "terra de mil colinas" está trabalhando para reflorestar, abraçar energias renováveis, buscar a agricultura sustentável e desenvolver uma visão verde para o futuro.

Esse ano, Kigali [capital da Ruanda] será o coração de uma celebração global, multicultural e intergeracional de nosso planeta, suas milhões de espécies e as incontáveis formas na qual a vida na Terra está interligada. No Dia Mundial do Meio Ambiente, faço um apelo a todos -- de Kigali a Canberra, de Kuala Lumper a Quito -- para nos ajudar a soar o alarme. Envolva-se, fale. Aprenda e ensine outros. Mostre liderança e ajude a limpar. Reconecte-se com a natureza, nossa força vital. Juntos, podemos desenvolver uma nova visão para a biodiversidade: Muitas Espécies. Um Planeta. Um Futuro.

Traduzido do site oficial do WED.

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

ótima a postagem !!!!!