segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tempo seco: ruim para nós e para o ambiente

 Poluição em São Paulo. Manhã de 23 de agosto de 2010. (Foto: Outras Vias)

No momento em que escrevo este texto são 14h38. Olho para o céu e não vejo nenhuma nuvem. O tempo seco incomoda meu nariz e minha garganta. A situação deve ser parecida para a maioria dos brasileiros, hoje. Mas, em alguns lugares, é ainda pior: altos índices de poluição, queimadas, internações... Tudo por causa da baixa umidade do ar, que afeta a nossa saúde e o nosso ambiente.

Segundo a Folha.com (via AmbienteBrasil), o INPE diz que até meados de setembro não há previsão de chuva. Enquanto isso, os focos de incêndio se espalham pelo país – já aumentaram 85%, de janeiro a agosto, em comparação com o mesmo período no ano passado. Em algumas regiões, como no Mato Grosso, casas foram destruídas pelo fogo e a população sofre com queimaduras e intoxicação provocada pela fumaça. Outras cidades sofrem com dificuldades no abastecimento de água.

Nas metrópoles, o problema é outro: a poluição piora ainda mais a qualidade do ar. A falta de chuvas dificulta a dispersão dos poluentes. Em São Paulo, a umidade do ar chegou a bater o recorde de 15% e a Defesa Civil colocou a cidade em estado de alerta várias vezes, conta o G1. De maio a agosto, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou aumento de 45% de internações por doenças respiratórias, diz o portal Terra (via O Eco Cidades). O maior culpado por esta poluição são os carros: 90% dos poluentes gasosos são emitidos por eles, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), segundo o site !sso não é normal.

A ciência ajuda a medir as consequências. O mesmo site fala sobre um estudo da Universidade de São Paulo (USP) que prevê o número de internações por problemas respiratórios com até quatro dias de antecedência, analisando clima, impacto à saúde pública e poluição. Também mostra o cálculo de uma professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de que a qualidade do ar reduziu a expectativa de vida do paulistano em um ano e meio, em média. Isso equivale a fumar quatro cigarros por dia e causa um prejuízo anual de cerca de R$ 400 milhões. Outro estudo da USP, divulgado no Estadão, revela que os poluentes dos automóveis estão aumentando o risco de crianças e adolescentes ficarem doentes.

Um dos grandes vilões da baixa qualidade do ar é o excesso de ozônio, fenômeno comum em regiões com muitos carros, afirmou a Cetesb ao R7 (via A Vida Como A Vida Quer). Mas o gás não fica limitado às vias com movimentação de automóveis: o vento leva a massa de ozônio mesmo para lugares com mais verde e onde o ar deveria ser mais puro, como parques. Segundo o Terramérica (via Problemas da Terra), o ozônio não é liberado pelos automóveis, mas é produzido por reações químicas que envolvem os gases automotivos e causa danos ao aparelho respiratório, podendo até levar ao câncer de pulmão. O período em que o ozônio mais ataca São Paulo, ainda segundo a Cetesb, é de setembro a fevereiro ou março.

E como cuidar da saúde para combater os efeitos do tempo seco? Quem dá a dica também é o blog A Vida Como A Vida Quer: beber água para manter as mucosas hidratadas, fazer compressas com água boricada ou gelada se tiver problemas nos olhos, deixar uma bacia com água ou toalha úmida no quarto na hora de dormir e não tomar banhos quentes, para evitar o ressecamento da pele. O melhor é que os conselhos são sustentáveis.

Se todos deixassem o carro em casa, também ajudaria muito. O Dia Mundial sem Carro, que já está chegando, poderia ser um incentivo. Mas isso é assunto para outro post...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pense nisso #65




A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos.
Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778), filósofo, escritor, teórico político, compositor musical e iluminista suíço



Leia mais:
Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude

Ilustração: Syed Abulhasan Rizvi/Flickr

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Climate Generation


Estou muito feliz! :)

Fui selecionado para o programa Climate Generation do British Council (Conselho Britânico), criado para apoiar jovens ativistas do clima (Climate Champions) de 16 a 35 anos de idade que sejam especialmente comprometidos e entusiasmados para liderar projetos em suas comunidades, influenciando-as através de seu exemplo.

O programa está acontecendo simultaneamente em toda a América Latina e Caribe e selecionou cerca de 100 novos participantes, dos quais 21 são brasileiros de todos as regiões. No Brasil, o programa Climate Generation é realizado em parceria com a Escola Parque, uma renomada instituição educacional compromissada com a responsabilidade socioambiental em todos os projetos em que atua.

Os participantes do Climate Generation têm acesso ao conhecimento necessário para elaborar projetos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas e promover o debate sobre o tema em suas comunidades. Também têm a oportunidade de solicitar apoio financeiro para seus projetos e candidatarem-se para participar de eventos nacionais e internacionais. A primeira atividade dos Climate Champions será um encontro a ser realizado em breve no Rio de Janeiro.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para promover oportunidades educacionais e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resulte em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente. É uma organização não-governamental com 75 anos de história e presente em mais de 100 países.

Ao longo do programa, vou postar informações sobre as atividades, contar como está sendo essa experiência e compartilhar o aprendizado. Portanto, aguardem novidades!

Foto: Climate Champions em frente ao Palácio de Westminster, em Londres, em 2009. (Créditos: British Council/Flickr)

sábado, 21 de agosto de 2010

Um passarinho me contou... #3

 
Confira os principais links que passaram pelo @JogoLimpo nas últimas semanas.

...que uma dívida do Brasil com os EUA foi trocada por proteção das florestas.

Em vez de ir para o governo norte-americano, 21 milhões de dólares serão direcionados para ações de proteção de áreas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Segundo reportagem do UOL Notícias divulgada no blog A Hora do Planeta é a Sua Hora, um comitê será formado para gerir o fundo que receberá estes recursos e escolherá os projetos que serão beneficiados, relativos à conservação, manejo de recursos naturais e apoio às atividades sustentáveis das comunidades locais. Link

...que as queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010.

De 1º de janeiro e 12 de agosto, ocorreram 25.999 focos de incêndio, contra 14.019 no mesmo período no ano passado. Os estados com mais queimadas foram Mato Grosso – com aumento de 91% nos incêndios este ano –, Tocantins, Pará e Bahia. Segundo reportagem da Folha.com, via AmbienteBrasil, os incêndios aumentaram por causa do tempo seco e da baixa umidade do ar. Algumas das consequências da seca prolongada são a intoxicação pela fumaça das queimadas e as dificuldades no abastecimento de água. Link

...que a nova estratégia contra o aquecimento global é criar mini-vacas.

Reportagem da Veja publicada no blog Desmatamento Brasil mostra que fazendeiros dos EUA estão criando vacas em miniatura, que emitem menor quantidade de gás metano, causador do Efeito Estufa. Segundo o professor Richard Gradwohl, um terreno onde caberiam duas vacas abriga dez mini-vacas, que teriam maior aproveitamento de carne comestível e seriam mais saborosas. Link

...que o sertão nordestino pode virar deserto.

No Bom Dia Brasil de quinta-feira (19), Míriam Leitão disse que o instituto Met Office (o equivalente na Inglaterra ao INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) diagnosticou que a região mais frágil do Brasil é o semiárido nordestino. “Como outras regiões do mundo com a mesma característica, corre o risco de virar deserto”, afirmou. Ela também lembrou que a caatinga teve uma área destruída de 16,5 mil quilômetros quadrados, dez vezes maior que o estado de São Paulo, de 2003 a 2008. Link

Foto: o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é a ave-símbolo do Brasil, segundo o Decreto de 3 de outubro de 2002. É encontrado em quase todo o território brasileiro (inclusive no Cerrado), menos na Floresta Amazônica. Foi inspiração para poetas e cantores – já diziam os versos de Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá”. Tem o tamanho médio de 25 centímetros e – este sim – é um passarinho, ou seja, pertence à ordem dos Passeriformes! :) (Foto: Dario Sanches/Flickr)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pense nisso #64



O segredo não é correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
Autor desconhecido


Leia mais:
Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude

Ilustração: DigiDragon/Flickr

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bayer premia jovens voluntários ambientais



A Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, está promovendo mais uma edição do Programa BYEE - Bayer Young Environmental Envoy (Jovens Embaixadores Ambientais), para estudantes de 18 a 24 anos que participam de projetos socioambientais. O programa é realizado desde 1998 em 18 países e já beneficiou quase 450 jovens em todo o mundo, sendo 24 no Brasil.

Podem ser enviadas iniciativas de qualquer porte, compremetidas com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. A premiação para os vencedores do Brasil e dos outros países será uma viagem à Alemanha em novembro, para um encontro internacional de jovens. Segundo o site do programa:
A viagem de campo proporcionará aos Jovens Embaixadores Ambientais (BYEE’s) uma oportunidade única para adquirir experiência, em primeira mão, das melhores práticas de proteção ambiental, além de proporcionar a troca de experiências. O Programa tem foco na interação entre a indústria, ONG’s e governos no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Para participar, é preciso falar inglês, estar cursando o ensino médio ou superior e preencher o formulário disponível no site até o dia 27 de agosto. Uma comissão julgadora, formada por profissionais com conhecimentos e experiência na avaliação de trabalhos socioambientais, escolherá os melhores projetos, que serão divulgados no início de outubro.

Acesse o site do concurso.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vídeo: A História dos Cosméticos

O blogueiro Diêgo Lobo, do E esse tal Meio Ambiente?, postou nesta semana o novo vídeo do The Story of Stuff Project (Projeto "A História das Coisas"), chamado "A História dos Cosméticos". Nesse curta, Annie Leonard explica que os diversos produtos de higiene e beleza consumidos no dia a dia contém tóxicos que se acumulam no nosso corpo e não são devidamente controlados pelas autoridades norte-americanas, embora a realidade não deva ser muito diferente em outros países.

O projeto Story of Stuff ficou conhecido pelo vídeo homônimo que fez sucesso por explicar, de forma didática, simples e criativa, como os processos produtivos impactam o meio ambiente, da extração de matéria-prima ao consumo.

PS: O Diêgo Lobo, a propósito, acabou de lançar o Grupo de Blogueiros Ambientais, com o objetivo de criar uma plataforma de discussão para quem escreve sobre meio ambiente. O Blog do Jogo Limpo já está participando. Acesse aqui o grupo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pense nisso #63



Nossa população e nosso uso dos recursos finitos do planeta Terra estão crescendo exponencialmente, junto à nossa habilidade técnica para mudar o meio ambiente para o bem ou para o mal.
Stephen Hawking, consagrado físico teórico inglês e professor na Universidade de Cambridge


Leia mais:
Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude

Ilustração: alicepopkorn/Flickr

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um passarinho me contou... #2


Confira os principais links que passaram pelo @JogoLimpo na última semana.

...que a água doce está se esgotando.

Um artigo da Prensa Latina/Ecodebate divulgado no Carbono Brasil revela que o aquecimento global está derretendo as geleiras, que contêm 74% da água doce da Terra, em ritmo acelerado. O glaciar Chacaltaya, por exemplo, localizado na cordilheira andina, na Bolívia, com 18 mil anos de existência – era a pista de esqui mais alta do mundo – desapareceu antes de 2015, data prevista pelos cientistas. Outras ameaças à água doce apontadas no texto são a contaminação e seu mau manejo. Link

...que a poluição está deixando os jovens paulistanos doentes.

Reportagem da Agência USP (via Estadão) mostra que os poluentes emitidos por automóveis na cidade de São Paulo aumentam as chances de crianças e adolescentes serem internados por doenças respiratórias. Este foi o resultado de um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, que também demonstra que as chances de internação são maiores nas áreas mais poluídas, no inverno (por causa da temperatura e do regime de chuvas, que dificultam a dispersão dos poluentes) e entre os jovens com piores condições socioeconômicas. Link

...que a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada.

A lei que define regras para a reciclagem e responsabiliza empresas e população sobre a produção de lixo foi sancionada pelo presidente Lula no dia 2 de agosto, mas ainda precisa ser regulamentada. A Política também proíbe lixões e obriga as prefeituras a criarem aterros sanitários seguros. O tema já estava em discussão no Congresso há quase 20 anos. Segundo Lula, o maior mérito da lei “é a inclusão social de trabalhadores que durante muitos anos foram maltratados pelo poder público”. As informações são do site da Revista Veja. Link

...que Hollywood não gosta de quem não gosta da carros.

O site Ciclo Vivo, citando um artigo da revista Slate, apontou que os filmes de Hollywood mostram alguns reflexos da cultura norte-americana. Entre eles, o fato de que carros são “um pilar da sociedade”. Isso, ao menos, é o que os autores do artigo concluem, já que, na maioria das produções, os personagens que não usam automóveis são vistos como fracassados. Ciclistas, por exemplo, são frequentemente representados como adolescentes desajustados, tipos contraculturais ou pessoas que se recusam a crescer. Por outro lado, existem algumas exceções, o que indica que talvez Hollywood esteja lentamente se adaptando aos novos tempos. Link

...que a BP conseguiu finalmente fechar o poço no Golfo do México.

Os engenheiros da BP injetaram lodo pesado durante dois dias para empurrar o petróleo rumo ao fundo do depósito e selaram o local com cimento na última quinta-feira (05 de agosto). Um poço auxiliar ainda está sendo escavado ao lado, para que seja injetado lodo e cimento diretamente no fundo do depósito, na chamada operação “bottom kill”. Cerca de 74% do óleo liberado no oceano já foi recolhido, queimado, evaporado ou decomposto por processos naturais, segundo um relatório científico apresentado ao governo na quarta-feira. As informações são da EFE via Último Segundo. Link

Foto: O quero-quero (Vanellus chilensis) é encontrado em várias regiões da América do Sul, inclusive no Cerrado brasileiro. Esta ave se alimenta de invertebrados aquáticos, peixinhos, artrópodes e moluscos terrestres. É considerado briguento e grita quando algum intruso invade seus domínios. E também não é um passarinho. :) (Créditos: Mdf/Wikimedia Commons. Informações retiradas da Wikipédia.)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O mico que é o bicho


De repente, ele virou uma celebridade. De tanto ser capturado pelas lentes dos participantes de um concurso fotográfico, alcançou o estrelato, abriu uma página no Twitter e passou a fazer comentários sobre tudo e todos. Seria igual a várias outras pessoas famosas, não fosse o fato de ele nem ser uma pessoa. Ele é o Mico Super Dourado.

Na verdade, essa “celebridade” foi inventada para a Fundação SOS Mata Atlântica pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi (a mesma que criou a campanha Xixi no Banho, que, apesar da polêmica, foi agraciada com um Leão de Prata em Cannes, a premiação mais prestigiada da propaganda mundial). Segundo a agência, o Twitter @micodourado vai aproximar as pessoas da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, de uma forma leve e divertida.

O intuito da campanha é divulgar o concurso anual de fotografia da organização, que tem por objetivo fazer as pessoas enxergarem que podem viver em harmonia com a Mata Atlântica e que a conservação ambiental traz benefícios mesmo para os moradores dos grandes centros urbanos. A intenção é que os participantes percebam, ao fotografar a fauna e a flora deste bioma, que a mata faz parte do cotidiano, mas não é percebida por causa da rotina.

Para participar do concurso, é preciso enviar por correio ou levar pessoalmente à sede da entidade uma foto impressa de alguma região da Mata Atlântica, até o dia 4 de setembro. As 30 melhores fotos, selecionadas por um júri especializado, vão fazer parte do acervo da ONG e serão premiadas com kits de produtos da SOS Mata Atlântica, livros, câmeras e até R$ 5 mil em dinheiro. A inscrição é gratuita e o regulamento completo está disponível no hot site do concurso.

Apesar de engraçada, a campanha com o Mico Super Dourado chama a atenção para um sério problema: o delicado estado de conservação em que o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) se encontra. Para que saia da lista de espécies em perigo, é preciso que haja por volta de 2 mil indivíduos vivendo soltos, em uma área de 25 mil hectares de florestas, até 2025. As populações selvagens atuais – que estão confinadas a cerca de 20 fragmentos florestais, com uma área menor que 1.000 hectares – não chegam a 1.000 indivíduos.

Acesse o hot site do concurso.

Agradecimentos a Frederico Steinhoff, da F/Nazca, que nos avisou sobre o concurso e encaminhou dados sobre o mico-leão-dourado.
Com informações do livro Conservação do mico-leão-dourado.


Foto: Martyn @ Negaro/Flickr

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vídeo: Plástico faz mal para os oceanos

O vídeo a seguir foi produzido pela revista Good em parceria com a comunidade online TakePart e publicado no Dia da Terra, para mostrar como a produção de lixo, especialmente de plástico, afeta a saúde dos oceanos. O vídeo está em inglês, mas colocamos a tradução logo abaixo.



Não importa onde você esteja, o que você faz afeta os nossos oceanos. E a saúde dos nossos oceanos está em perigo. Uma razão para isso? Nós usamos muito plástico. Vamos parar com isso.

A cada hora, os estadunidenses jogam foram 2,5 milhões de garrafas plásticas. Em uma semana, nós utilizamos pelo menos 10 bilhões de sacolas plásticas em todo o mundo. E todos os anos, criamos plástico filme suficiente para cobrir o estado inteiro do Texas [696.241 km², segundo maior estado dos EUA, pouco maior que o estado de Minas Gerais].

Cada peça de plástico já produzida existe até hoje. Todo este plástico viaja das nossas mãos aos oceanos. Este ano, nós vamos adicionar 6,4 milhões de toneladas de lixo ao oceano, e a maior parte dele será de plástico. O monte de lixo continua crescendo e chega a ser três vezes maior que o estado da Califórnia [411.049 km², terceiro maior estado dos EUA, pouco maior que o estado de Mato Grosso do Sul].

Veja como você pode ajudar: use menos plástico. Não utilize garrafas plásticas e escolha sacolas reutilizáveis. Use menos plástico para salvar nossos oceanos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pense nisso #62



Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.

Tsai Chih Chung, quadrinista taiwanês mestre na adaptação da literatura e filosofia oriental


Leia mais:
Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude


Ilustração: Tsai Chih Chung/Lambiek