sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pense nisso #71




Costumamos falar hoje em dia mudanças climáticas, e não apenas aquecimento global. Isso porque os estudos mostram que nem todas as áreas do Planeta estão ficando mais quentes. Algumas estão mais frias - neste ano, por exemplo, parte dos EUA tiveram temperaturas mais geladas do que a média.
Afra Balazina, jornalista da área ambiental e repórter d'O Estado de S. Paulo


Leia mais: Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude


Foto: exposição em prol da ação contra o aquecimento global (ops, mudanças climáticas), com 120 globos de um metro e meio de altura, em Chicago, EUA (dezembro de 2007). Créditos: John LeGear/Flickr.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vídeo: Lixo Extraordinário



O filme "Lixo Extraordinário" foi anunciado nesta terça-feira (26) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como um dos indicados à 83ª edição do Oscar, na categoria de melhor documentário. Veja a sinopse oficial:

Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.


ATUALIZANDO (27 de janeiro) - Leia também a reportagem d'O Estado de S. Paulo: Do lixão para a noite de gala de Hollywood.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um passarinho me contou... #4


Confira os principais links que passaram pelo @JogoLimpo nas últimas semanas. *


...que 2010 foi o ano mais quente já registrado.

O anúncio foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, confirmando “uma tendência significativa de aquecimento da Terra a longo prazo”, segundo a entidade. Ainda de acordo com a OMM, o ano foi marcado pelo “prosseguimento do degelo da calota polar ártica” e por fenômenos climáticos extremos, que tendem a aumentar. Da AFP via EXAME.com.


...que até 2014 a coleta seletiva estará implantada em todo o Brasil.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em dezembro, proíbe lixões em céu aberto e, a partir de 2014, o depósito em aterros sanitários de materiais que possam ser reciclados ou reaproveitados. Para se adequar à nova legislação, os municípios terão que criar leis para a implantação da coleta seletiva. A PNRS regula ainda a logística reversa (ações que viabilizam a coleta dos resíduos pelo setor empresarial para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente correta) e a participação dos catadores no processo. Do Ministério do Meio Ambiente.


...que as peles estão voltando às passarelas – e causando polêmica.

Na Fashion Business, evento que integra a temporada de moda do Rio do Janeiro, três estilistas utilizaram peles verdadeiras em suas criações. Ambientalistas e consultores alegam que não há justificativa para o uso, uma vez que os animais são submetidos a maus tratos e o clima no Brasil é ameno, dispensando o uso de roupas tão quentes. Para a Peta, ONG internacional de proteção aos animais, peles sintéticas são mais leves, duráveis e práticas para cuidar. D’O Estado de S. Paulo.


...que as lâmpadas incandescentes devem sair do mercado até 2016.

Uma portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União prevê que lâmpadas incandescentes de uso geral sejam progressivamente banidas do mercado. Estima-se que elas sejam responsáveis, hoje, por cerca de 80% da iluminação residencial no Brasil. Segundo técnicos do governo, tecnologias como as lâmpadas fluorescentes podem fornecer quantidade maior de luz gastando muito menos energia que as incandescentes. Do Inovação Tecnológica.


...que 30% das fontes de água no país têm qualidade ruim ou péssima.

Em 2010, a SOS Mata Atlântica analisou amostras de água de 12 estados e no Distrito Federal e constatou que nenhuma foi considerada boa ou ótima. O estudo usou parâmetros do Ministério do Meio Ambiente e revelou que 70% das coletas apontaram a qualidade da água como regular, 25% como ruim e 5% como péssima. “A poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais, ultimamente”, diz o geógrafo do projeto, Vinicius Madazio. Do G1.


Foto: a coruja-buraqueira* (Athene cunicularia), da ordem dos Strigiformes, ocorre em quase todo o Brasil, exceto na Amazônia. Recebe esse nome por viver em buracos cavados no solo. Vive no mínimo nove anos em habitat selvagem. Alimenta-se principalmente de insetos, mas pode caçar pequenos roedores, répteis, anfíbios e até pássaros pequenos. Costuma viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos. (Créditos: Michelângelo Stamato. Fonte: WikiAves.)


* A seção “Um passarinho me contou...” reúne as notícias mais recentes sobre meio ambiente publicadas no @JogoLimpo e mostra informações sobre uma ave que vive no Cerrado – nem sempre um “passarinho” (ave pertencente à ordem dos Passeiriformes), para não haver muita limitação.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O maior desastre ambiental do Brasil

 Desabrigados se alojam em ginásio de Teresópolis (RJ), em 13 de janeiro. 
(Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)

A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro teve um saldo de 820 mortos até as 21h de segunda, 24 de janeiro, de acordo o G1. É considerado o maior desastre ambiental e climático da história do Brasil, segundo a revista Veja (apesar das controvérsias). Culpa do aquecimento global? Não é bem assim, segundo especialistas.

“É bom sempre frisar que a responsabilidade [pela catástrofe] não deve ser creditada a fenômenos como o aquecimento global ou a imprevistos geológicos e pluviométricos.”, afirmou o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex-diretor de Planejamento e Gestão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ao jornal O Estado de S. Paulo. “Dizer que o problema [das enchentes] é consequência das mudanças climáticas é fugir da responsabilidade, é desculpa dos governos para não fazer nada para resolver o problema”, declarou Debarati Guha-Sapir, diretora do Centro de Pesquisas sobre a Epidemiologia de Desastres, na Bélgica, à BBC Brasil.

Isso não quer dizer que o homem não seja culpado pelo que aconteceu. Os deslizamentos de terra atingem a região por causa do relevo. Reportagem do G1 mostra que a serra funciona como uma barreira, impedindo a passagem das nuvens, que se concentram e provocam muita chuva em uma única área. A água penetra em uma fina camada de terra, que fica encharcada, se desloca da pedra e forma um volume que desce com velocidade.

O fenômeno foi intensificado pelo desmatamento da Mata Atlântica, feito há décadas na região, que enfraqueceu o solo. Sem a vegetação para ajudar a freá-la, a água arrastou com força terra, detritos e tudo em seu caminho. O declive acentuado e a grande quantidade de chuva contribuíram para o resultado devastador, mas estudiosos garantem que não haveria tantos prejuízos se não fosse pela ocupação desordenada das encostas, com árvores dando lugar a residências.

Todos eles concordam que a tragédia poderia ter sido evitada e o governo deveria ter agido antes, com medidas de prevenção. Guha-Sapir afirmou que as consequências das inundações são agravadas pelas altas concentrações demográficas e pela falta de atuação do poder público. Estratégias simples e de baixo custo, como a instalação de um sistema de drenagem, teriam minimizado os impactos, apontou Maurício Ehrlich, professor de geotecnia da Coppe-UFRJ, à Exame. O geólogo também afirmou que a ocupação deveria seguir um programa de engenharia, com as autoridades fiscalizando e retirando as famílias de regiões de alto risco.

Outro problema ambiental que surge logo depois é relacionado à saúde, como mostra a reportagem da Veja:
O risco de novos temporais ainda não passou, e já surge um grave risco que amplifica a tragédia das chuvas. Nas áreas alagadas, a água contaminada por lixo, insetos e ratos expõe a população a doenças como leptospirose, hepatite A e diarréia. O risco de doenças aumenta porque em muitas áreas o fornecimento de água está cortado, e muita gente acaba consumindo água contaminada.

Diante dos acontecimentos, resta, a longo prazo, cobrar das autoridades ações mais eficientes contra desastres e, a curto prazo, ajudar. Veja números de contas e locais para fazer doações no estado do Rio. Em Uberlândia foi lançada uma campanha para recolher roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos. Saiba como ajudar aqui.

ATUALIZANDO (26 de janeiro):

1) A leitora Nathália nos avisou que, diferentemente do que foi mencionado antes, o ginásio da foto fica em Teresópolis e é conhecido como "Pedrão". Obrigado, Nathália!

2) Leia também o artigo de Herton Escobar: O clima também mata.

3) O deslizamento na região serrana já é o oitavo pior do mundo. Leia mais na notícia da EXAME.com.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lixo zero: você conseguiria?



Quantos resíduos cada pessoa não produz ao longo de um dia? A embalagem do salgado, o copinho de café, o papel rabiscado, a latinha de refrigerante... Imagine se, por um único dia, você não produzisse lixo algum. Desafio difícil? Na Grã-Bretanha, uma família conseguiu atingir este objetivo, mas foi por um ano inteiro.

Ou quase: os Strauss produziram uma única sacola de lixo durante o ano de 2010. A experiência está relatada em um site, o My Zero Waste, que disponibiliza também várias dicas para as famílias que querem seguir o exemplo. Não é a primeira vez que eles cumprem um desafio desse tipo: em 2009, produziram apenas uma lata de lixo durante todo o ano (vídeo acima).

A história foi contada na reportagem da BBC Brasil:

O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.

Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao açougue, por exemplo, eles levam os próprios recipientes.

Em 2009, eles conseguiram reduzir sua produção de lixo para apenas uma lata. Em 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum.

"Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que produção 'zero' de lixo seria impossível, mas se você não colocar as metas lá no alto, nunca vai saber o que pode alcançar", disse Rachelle Strauss.

A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pense nisso #70



Considero uma missão sagrada do Brasil mostrar ao mundo que é possível crescer aceleradamente sem destruir o meio ambiente. Seremos os campeões mundiais de energia limpa, o etanol e as energias alternativas terão grande estímulo.
Dilma Rousseff, presidente do Brasil e primeira mulher eleita para o cargo, em discurso de posse no Congresso Nacional


Leia mais: Pense nisso! Citações sobre meio ambiente e atitude


Foto: Rodrigues Pozzebom/ABr