domingo, 22 de maio de 2011

Uma brincadeira grandiosa

O Instituto Ambiente em Movimento (IAM), de Curitiba (PR), realiza ações de Arte-Educação Socioambiental para crianças, transitando nas áreas de audiovisual, teatro, desenvolvimento de jogos e permacultura. O grupo já realizou atividades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

Uma dos conceitos com que o Instituto trabalha é o do "discurso positivista", que, ao contrário do "salvacionista" e do "fatalista", estimula entre os jovens a sensibilização ecológica e a ação.

No vídeo abaixo, os integrantes apresentam um resumo dos seus projetos. Nós, da OPA e do Projeto Jogo Limpo, fazemos uma pontinha no vídeo! :) O IAM esteve em Uberlândia, no ano passado, para participar de eventos que organizamos.

Parabéns ao Instituto e, em especial, aos amigos Lucas Oliveira e Jay Marinus!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Diário de bordo #2: Educomunicação

Prédio da Escola de Comunicação e Artes (ECA), na USP, em São Paulo (SP).

Nas últimas décadas, a educação e a comunicação precisaram se reinventar. A primeira percebeu que não deve apenas repassar conhecimentos, mas sim ajudar o aluno a construí-los, levando em conta também o que ele aprende com a mídia. A segunda passou a atender mais os anseios das comunidades e deixou de encarar o espectador/leitor como um sujeito passivo. Assim, ambas têm se aproximado, criando um novo campo do saber: a educomunicação.

O Jogo Limpo também se envolve nessa área ao distribuir livros-gibis e DVDs às escolas participantes; ao estimular as crianças a produzirem suas próprias criações artísticas e literárias; ao utilizar os variados meios, como a TV e a internet, no processo educativo; entre outras atividades. São ações que já realizávamos antes de ouvir falar nessa palavra, mas, quando conhecemos o conceito, foi possível aprimorarmos nosso trabalho.

A primeira vez que entrei em contato com a educomunicação foi no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ali fui apresentado aos artigos do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi quando fiquei sabendo do excelente trabalho que desenvolvem na disseminação e amadurecimento da prática.

Professora Carmen apresentando a sala do NCE.

Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o núcleo na última sexta-feira, 13 de maio. Conversei com os professores pesquisadores Richard Romancini (do projeto Mídias na Educação), Carmen Gattás (que pesquisa educomunicação e meio ambiente para seu doutorado) e Ismar Soares (coordenador do NCE e verdadeira sumidade no assunto). A professora Maria Izabel Leão, também do núcleo, mediou meu contato e me ajudou a agendar a visita. Encontrei ainda o doutorando Leonardo Custódio, da University of Tampere (Finlândia).

Além da excelente recepção e da riquíssima troca de experiências, ainda recebi o convite para um bate-papo, no mesmo dia, com os alunos da Licenciatura em Educomunicação (o mais novo curso de graduação da USP) sobre o Blog do Jogo Limpo. Um momento inesquecível para este mineiro, que não vê a hora de voltar para São Paulo...

Professores e alunos da graduação em Educomunicação.

Agradeço a todos, de coração, por este encontro. Muito sucesso para vocês! E para quem quiser saber mais sobre o tema, recomendo uma visita ao site do Departamento de Comunicações e Artes.

(Em breve, o vídeo do bate-papo.)

Leia também: Diário de bordo #1