sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dióxido de carbono atinge níveis recordes, diz estudo

Os níveis de dióxido de carbono, o principal gás-estufa emitido pela queima de combustíveis fósseis, atingiram concentrações recordes na atmosfera em 2006, acelerando o aquecimento global, disse na sexta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


Mas as concentrações de metano, o segundo gás-estufa mais importante, caíram, numa indicação de que o permafrost (terra congelada) siberiano continua congelado, apesar do temor dos cientistas de que a elevação das temperaturas provoquem seu derretimento.


"Em 2006, as concentrações médias globais de dióxido de carbono na atmosfera chegaram aos níveis recordes já registrados", disse a OMM. O dióxido de carbono é o principal gás proveniente de atividades humanas que alimenta o aquecimento global.


De acordo com a OMM, os níveis subiram 0,53 por cento desde 2005, atingindo 381,2 partes por milhão na atmosfera -- 36 por cento acima dos níveis de antes da Revolução Industrial, no século 18.

Os níveis de óxido nitroso, o terceiro gás-estufa mais produzido pela queima de combustíveis e por processos industriais, também chegaram ao recorde, subindo 0,25 por cento em 2006. Os níveis estão 19 por cento acima dos de antes da era industrial.

Leia a notícia completa: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_clima_recordeestufa_pol

0 comentário(s):