quarta-feira, 19 de março de 2008

COI ameaça cancelar provas em Pequim por causa da poluição

O Comitê Olímpico Internacional (COI) alerta que poderá ser obrigado a adiar eventos como a maratona, ciclismo e o triatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim se a poluição na capital chinesa não for resolvida. A advertência foi feita nesta segunda-feira (17) em Lausanne e confirma a preocupação de atletas de todo o mundo em relação aos impactos da qualidade do ar em Pequim.

Pela primeira vez, o COI admitiu que isso pode ser um problema, depois que esportistas de vários países já indicaram que tentariam permanecer o menor tempo possível em Pequim para não ter seu desempenho afetado. O recordista da maratona, Haile Gebrselassie, afirmou há poucos dias que poderia deixar de ir a Pequim diante de seu problema de asma.

O anúncio do COI vem em um momento delicado para os chineses. Diante da repressão no Tibet, grupos de direitos humanos vem insistindo para que os atletas façam um boicote contra a China.

O COI admitiu que pode preparar um "plano B" para os eventos ao ar livre. Mas o comitê médico da entidade deixou claro que, em um estudo preparado pelo COI, a saúde dos atletas não será em grande parte afetada pelo clima em Pequim. Segundo o relatório, nenhuma das provas realizadas nos últimos meses em Pequim registraram problemas de saúde.

Veja a reportagem completa (Fonte: Estadão Online/Ambiente Brasil)

Blog do Jogo Limpo na cobertura das notícias ambientais em Pequim 2008

0 comentário(s):