terça-feira, 8 de setembro de 2009

Terremotos, tsunamis, erupções: culpa do aquecimento global?


Traduzido e adaptado de Robin McKie/The Observer/The Guardian*

Cientistas estão apontando uma dramática evidência de que o aquecimento global ameaça o planeta de um jeito novo e inesperado – causando terremotos, tsunamis, avalanches e erupções vulcânicas.

Relatórios de grupos internacionais de pesquisadores – que serão apresentados em uma conferência em Londres na próxima semana – mostram que as mudanças climáticas, causadas pelas crescentes emissões de gás carbônico por veículos, fábricas e usinas de energia, não apenas afetam a atmosfera e o mar como estão alterando a geologia da Terra.

O derretimento das geleiras pode provocar avalanches e inundações nos Alpes e em outras cadeias montanhosas e chuvas torrenciais no Reino Unido podem causar vastas erosões, enquanto o desaparecimento do gelo na Groelândia e na Antártida faz com que aconteçam deslizamentos no fundo do mar, levando ao aparecimento de tsunamis.

Ao mesmo tempo, o desaparecimento das calotas polares mudará as pressões que agem sobre a crosta terrestre, provocando erupções vulcânicas ao redor do globo. A vida na Terra encara um futuro quente – literalmente.

“Não são apenas os oceanos e a atmosfera que estão conspirando contra nós, trazendo temperaturas extremamente quentes, mais tempestades poderosas e enchentes, mas a crosta sob nossos pés parece propícia a fazer o mesmo também”, diz o professor Bill McGuire, diretor do Benfield Hazard Research Centre, da University College London (UCL).

“Talvez a Terra esteja tentando nos dizer algo”, completa McGuire, que é um dos organizadores da conferência Climate Forcing of Geological Hazards (Perigos Geológicos Causados pelo Clima, em tradução livre), que começa no dia 15 de setembro.

Algumas das evidências-chave a serem apresentadas vêm de estudos da atividade vulcânica no passado. Eles indicam que, quando áreas de gelo desaparecem, o número de erupções aumenta, segundo o professor David Pyle, do departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford.

Leia o artigo completo em inglês

*Título original: Climate change: melting ice will trigger wave of natural disasters

Foto: spekulator/stock.xchng

7 comentário(s):

Luísa Nogueira disse...

Tudo tem a ver! O aquecimento global é provocado pelos danos à natureza causados pelo homem. Precisamos divulgar mais notas assim! Parabéns, amigos!

Unknown disse...

"uma dramática evidência de que o aquecimento global ameaça o planeta de um jeito novo e inesperado"
Quem disse que o planeta vai mal? Vai muito bem, obrigado. Quem está ameaçado de continuar existindo são os humanos...

Unknown disse...

""O derretimento das geleiras pode provocar avalanches e inundações nos Alpes e em outras cadeias montanhosas e chuvas torrenciais no Reino Unido podem causar vastas erosões, enquanto o desaparecimento do gelo na Groelândia e na Antártida faz com que aconteçam deslizamentos no fundo do mar, levando ao aparecimento de tsunamis.""

Isso foi uma esplicação??? acho que não, não tem sentido nenhum, como um peso que já existe pode afetar a crosta terrestre( ou a água liquida é mais pesada do que congelada??)
e mesmo que fosse esse "peso extra" existi-se ele não ia influenciar o movimento tectônico, na boa, essa galera ta fumando muito.

Anônimo disse...

dragão, sobre seu comentário: A água em estado sólido exerce força sobre uma área menor, já quando em estado líquido, distribui seu peso, teoricamente, por toda superfície (de oceanos)da Terra. Então o derretimento de calotas polares (em grande escala) influencia sim no movimento de placas tectônicas. Você não sabe nem escrever em português correto e quer discutir com cientistas. Acho que quem fuma demais é você.

Felipe Saldanha disse...

Obrigado a todos pelos comentários!

Luísa,
Obrigado pelos parabéns! De fato, nossa intenção foi divulgar uma consequência ainda pouco conhecida do aquecimento global, para fomentar o debate.

Adriano,
Mesmo assim, o sistema planetário como um todo está sendo afetado. A diferença é que, como você bem apontou, o seu destino não está tão comprometido quanto o da humanidade.

Dragao,
Existem várias causas para o surgimento de tsunamis, não necessariamente relacionadas com o movimento tectônico. De acordo com o Glossário Geológico da UNB, um tsunami pode ser causado por "deslizamentos com grandes avalanches submarinas".

Anônimo,
Obrigado pela contribuição! Mais informações sobre o assunto estão neste outro verbete do Glossário Geológico.

A tod@s,
Apesar de alguns mal-entendidos, as críticas fazem parte do debate e incentivam o pensamento crítico. Contamos com vocês para continuar fazendo do Blog um lugar para descobrir, debater e agir.

Biosfera disse...

Na verdade a natureza sempre busca o equilíbrio... #Fato

e talvez muitas das ações em prol desse "equilíbrio" serão desastrosas para nós seres humanos.

Por isso é necessário pensarmos como seres integrantes da natureza e não proprietários...

Parabéns pela postagem...
Abração

Visite-nos

Anônimo disse...

affff ta errado eles sao provocados pelas placas tectonicas que quando e possivel aver o chocamento dessas placas existem areas que sentem o tremor e outras que nao!!