sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vídeo: Petróleo reciclado


A busca por combustíveis alternativos para os automóveis, com o intuito de reduzir a dependência do petróleo e, consequentemente, a poluição do ar e outros impactos ambientais (basta lembrar o desastre na costa dos EUA), levou ao desenvolvimento de várias soluções, cada uma com suas qualidades e problemas: biodiesel, etanol, carro híbrido e várias outras. Eis que surge no Japão mais uma opção que pode ajudar a reduzir a emissão de CO2 e, de quebra, combater o problema do lixo: o “petróleo reciclado”.

A máquina (na foto) criada por Akinori Ito é produzida em vários tamanhos, para uso industrial e doméstico, e pode transformar um quilograma de lixo plástico em um litro de óleo, utilizando cerca de 1 kWh de energia elétrica. O aparelho pode ainda processar o líquido para ser utilizado no lugar da gasolina, do querosene ou do diesel.

O empresário faz várias demonstrações do seu invento em escolas e acredita no potencial do produto para utilização em países em desenvolvimento. Segundo Ito, o uso do equipamento reduz as emissões de CO2 em cerca de 80%. “As pessoas não sabem que o lixo [plástico] é petróleo, é por isso que estão jogando-o fora”, afirma.

Assista a um vídeo sobre a máquina (em inglês):

0 comentário(s):