domingo, 3 de agosto de 2008

Eletronuclear entregará relatório ao Ibama no dia 8 de agosto

De olho em Angra 3: vale a pena?

Do site Monitor Mercantil:

A estatal Eletronuclear, responsável pela construção da usina Angra III, anunciou que entregará ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até o dia 8 de agosto, todos os documentos necessários para a iniciar os trâmites para obtenção da licença de instalação da usina.

Na semana passada, o Ibama concedeu a primeira aprovação necessária para a construção de Angra III. A licença prévia foi dada, no entanto, atrelada a 60 exigências.

Dentre as 60 condições anunciadas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, está a solução definitiva para o lixo nuclear produzido na usina, a contratação de uma empresa independente para o monitoramento da radiação, a resolução de problemas de saneamento básico da cidade de Angra dos Reis e Paraty (ambas no Rio), a adoção do Parque Nacional da Serra da Bocaína (nos Estados do Rio e de São Paulo) e a aplicação de programas ambientais.

A construção da nova usina está dividindo a população: o aumento na produção de energia justificaria as conseqüências ambientais? Um ótimo artigo no site Global Voices mostra como diferentes pontos de vista podem ser encontrados na internet (aproveitamos para agradecer a divulgação da nossa enquete!).

E você? Qual é a sua opinião sobre Angra 3?

(Imagem: Christopher Zacharow / Getty Images)

0 comentário(s):