sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Olimpíadas ecológicas?


Alta tecnologia. Belíssimas coreografias. Shows de luzes, fogos, vídeos, arte. (Cenas impressionantes que revejo no telejornal enquanto escrevo este texto.) Tudo isso fez da cerimônia de abertura das olimpíadas de Pequim um evento memorável, que entrará para a História. Mas esses não são os únicos fatores que deram o mérito à festa.

Em tempos que ecologia e sustentabilidade preenchem as pautas da imprensa e o dia-a-dia das pessoas, essa olimpíada poderá ser conhecida como a “Olimpíada Verde”. A preocupação com as questões ambientais passou a preocupar os organizadores tanto na preparação para o maior evento esportivo do planeta como no roteiro das coreografias da abertura.

Como foi mostrado aqui no Blog, a China tomou várias medidas para combater a poluição na capital (ainda que, muitas vezes, de forma paliativa). Renderam elogios: o diretor do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), Achim Steiner, disse que "os esforços de Pequim [nas Olimpíadas] podem rapidamente se tornar um modelo de sustentabilidade para outras cidades de países em desenvolvimento".

Na cerimônia, o desenho no pergaminho gigante mostrou uma paisagem natural, montanhosa. Crianças desenhando no chão mostravam o seu amor pela natureza. Em seu discurso, Liu Qi, presidente do Bocog (Comitê Organizador dos Jogos), disse que estes “serão os Jogos verdes, da alta tecnologia, do povo. Nós conseguimos preencher este compromisso feito com a comunidade internacional”. Até o nome do estádio, “Ninho do Pássaro”, faz alusão ao meio ambiente.

Alguns se questionam sobre o que é aparência e o que é responsabilidade de fato nos jogos olímpicos. O Blog do Planeta, por exemplo, fez críticas à situação ambiental chinesa. Mas vale lembrar que os jogos são uma gigantesca vitrine internacional e que os detalhes "verdes", ainda que discretos, são de grande importância para a luta ambiental.

O importante, agora, é que toda essa preocupação não fique apenas no plano simbólico e revele-se em mais atitudes concretas. Tomara que ela continue sendo manifestada ao longo das competições e permaneça acesa após os jogos, não só em Pequim, mas em todo o mundo.

Foto: Reuters via Globo Esporte



OBS: a hora da publicação deste post, aí abaixo, é simbólica, claro. É só para entrar no espírito da olimpíada, já que o 8 é um número da sorte para os chineses.

0 comentário(s):