sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"Floresta Zero" incentiva plantio de dendê; Greenpeace protesta


Da Folha Online:

Acordo selado entre os ministros da Agricultura e do Meio Ambiente permitirá a plantação de dendê e outras espécies exóticas em áreas de recuperação de floresta nativa na Amazônia. A expectativa é multiplicar o cultivo de oleaginosas destinado à produção de biodiesel na região.

"Quem tudo quer tudo perde", disse Carlos Minc (Meio Ambiente) ao confirmar o acordo, atacado por ambientalistas. "Se batermos o pé numa regra muito rígida, continua a área degradada." Ele adianta que metade da área já desmatada poderá ser recuperada por meio de espécies exóticas, mas o acordo ainda será detalhado antes de virar norma legal.

Para as ONGs, o dendê, por ser uma monocultura, não cumpre o papel de recuperação da biodiversidade. Pior, há o temor de que o "Floresta Zero" estimule desmatamento além do permitido, já que os produtores poderão aproveitar a área aberta para plantar dendê.

O "Floresta Zero" é um projeto de lei (PL 6424/2005) que muda o Código Florestal, reduzindo a reserva legal da Amazônia de 80% para 50%.

O Greenpeace lançou uma campanha, denominada "Meia Amazônia Não", para mobilizar a sociedade contra esse projeto de lei. Pelo site da campanha, é possível participar de um abaixo-assinado e enviar um e-mail para uma lista de deputados, condenando o PL. Também é possível conhecer melhor o problema e divulgar a ação para amigos.

Acesse o site aqui.

0 comentário(s):