Do Estadão Online via AmbienteBrasil:
Você tem ideia do impacto de um comportamento individual antiecológico para a sustentabilidade do planeta? Consegue imaginar quantas árvores teriam de ser plantadas por uma única pessoa - você, por exemplo - para compensar a parcela individual nas emissões de carbono na atmosfera? Mais que equações, questões como essas são a fórmula encontrada por muitos sites que militam pelo meio ambiente para atrair jovens à causa. A ideia é conscientizar a juventude utilizando recursos lúdicos que esse público procura na internet, falando na língua deles. São testes em que o internauta consegue obter uma espécie de diagnóstico de seu comportamento e receber dicas de como pode tornar seu consumo mais sustentável e ajudar a conscientizar mais pessoas sobre a importância de preservar os recursos do planeta Terra.Foto: nahhan/stock.xchng
"O jovem tende a se mobilizar mais e usa a internet para interagir. Por isso o uso dessa linguagem com jogos, testes, blogs. O adulto pode mudar seus comportamentos ao observar a sociedade mudando, mas tem dificuldade de mudar os valores. O jovem muda o comportamento e os valores", explica o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar. "Para sensibilizar o jovem, não podemos usar ferramentas vistas como 'chatas'", afirma Irineu Tamaio, Coordenador do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis da ONG de proteção ao meio ambiente WWF.
Um dos pioneiros no uso dessa ferramenta na internet, o Instituto Akatu apresenta um teste em seu site em que inicialmente faz 13 perguntas e classifica o internauta em quatro categorias de consumo sustentável: indiferente, iniciante, engajado e consciente. Em seguida, caso queira um parecer mais completo, o internauta pode responder questões sobre sete aspectos do seu consumo para receber um relatório completo, que situa seu posicionamento em relação à média de consumidores pesquisados quanto a valores e comportamento em quatro esferas: geral, ambiental, social e pessoal. Por fim, o site apresenta as respostas sobre as quais o internauta "poderia pensar melhor" e dá dicas de como qualificar suas práticas sustentáveis.
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