quarta-feira, 18 de março de 2009

Saiba mais sobre a visita de Lula aos EUA


Com informações de Folha Online [1, 2] e Estadão Online via AmbienteBrasil:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discutiram no último sábado (14) sobre alguns dos assuntos de interesse das relações bilaterais como o biocombustível. Na primeira visita de um presidente da América Latina à Casa Branca, Obama informou que considera incrível a liderança do Brasil sobre a discussão do biocombustível.

O presidente americano informou que sabe que o tema do bioetanol nos EUA é um motivo de tensão entre os dois países, não vai mudar de um dia para o outro. "Mas eu acho que enquanto continuarmos a construir este intercâmbio de ideias sobre o biodisel, aos poucos esta questão vai se resolver", disse. Segundo Obama, os dois países têm um potencial de trocar ideias e estruturas muito grande.

Na segunda-feira (16), em Nova York, Lula disse a empresários participantes de um seminário sobre matrizes energéticas que fica "perplexo" com o "mesmo mundo desenvolvido que pede para que a gente faça políticas ambientalistas para evitar o aquecimento global, (onde) muitos ainda não assinaram o protocolo de Kyoto e não cobram nenhuma tarifa para os combustíveis poluentes e muitos ainda impõem taxas absurdas para o etanol". "Eu não consigo entender", afirmou.

O biocombustível, ponderou o presidente, é uma "oportunidade extraordinária para dar uma resposta ao desenvolvimento dos países mais pobres". "Combustível limpo que gera empregos. Até me sinto frustrado tendo falado tantas vezes com o presidente Bush (George W. Bush, ex-presidente dos EUA), certamente vou falar tantas vezes (com Obama)." "É preciso ajuda de vocês, pois sei que não é fácil para os EUA mudarem sua matriz energética", disse para o empresariado na plateia.

O presidente Lula também passou por uma demonstração de um pequeno grupo de manifestantes do grupo ambientalista Greenpeace, que pediam atenção dele à questão climática e à Amazônia.

Os manifestantes seguravam um cartaz com a frase "Lula, salve a Amazônia, salve o clima", em inglês e português. Nesta sexta-feira (13), o grupo publicou em alguns dos principais jornais brasileiros um anúncio em que dois gráficos, de inadimplência no sistema bancário e de emissão de dióxido de carbono, apresentam curvas semelhantes, com o apelo para que não apenas o primeiro problema fosse tratado no encontro.

Foto: AP via Estadão

0 comentário(s):