sexta-feira, 8 de outubro de 2010

10/10/10: o mundo unido pelo clima

A 350.org é uma campanha internacional para conscientizar o mundo sobre as mudanças climáticas. O nome vem de 350 ppm (partes por milhão) de gás carbônico, um limite para a segurança dos seres vivos (o Blog já falou sobre isso, relembre aqui). É dessa organização a iniciativa do Dia Global de Soluções Climáticas, que vai ser realizado neste domingo, dia 10 de outubro de 2010. Ou 10/10/10.

Por todo o Brasil e o mundo, várias atividades estão sendo organizadas de forma independente para, além de celebrar a data, conscientizar sobre a questão do clima, realizar ações concretas para reduzir os efeitos do aquecimento global e pressionar os líderes para que aprovem legislações que combatam a crise climática. Veja algumas das ações:

Festas de trabalho: a Avaaz está registrando eventos em todo o mundo guiados por um mesmo apelo aos governantes: “Nós estamos colocando a mão na massa... e você?”. A lista completa pode ser acessada aqui. Alguns eventos são o plantio de árvores no interior da Tanzânia, a instalação de painéis solares na China e um passeio de bicicleta internacional da Jordânia para Israel, entre outros eventos mais simples.

Cápsula do Tempo: na iniciativa da Viverde Eco com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e da agência de publicidade Ha!, uma cápsula será enterrada com mensagens, objetos e imagens que representem coisas que queremos e não queremos que existam no futuro. O objetivo é estimular a reflexão e ações para a construção de um futuro mais verde. Você pode contribuir enviando sua mensagem por carta ou pela internet. Mais informações aqui.

Rio de Janeiro: uma mobilização na Praia de Ipanema está marcada às 10h10, para mostrar à sociedade e aos governantes a preocupação dos cariocas com os efeitos das mudanças climáticas. Várias instituições estão envolvidas na ação. Também será organizado um flash mob: as pessoas deverão vestir camisas brancas e levar uma máscara cirúrgica, para protestar contra a emissão de gases poluentes.

Comendo pelo Clima: a HSI no Brasil promove no Parque Trianon, em São Paulo, uma ação para mostrar que as refeições vegetarianas são uma forma de combater as mudanças climáticas. Haverá atividades recreativas e educativas. Ações de outras instituições também devem ocorrer no local.


Você vai organizar ou participar de alguma outra ação? Deixe nos comentários!

1 comentário(s):

maduca disse...

Oi visitem o meu blog de design e meio ambiente, obrigado.