sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A falta que a água faz (Blog Action Day 2010)


Hoje, 15 de outubro, é o Blog Action Day. Anualmente, neste mesmo dia, blogueiros de 125 países se unem para escrever sobre um tema em comum, com o intuito de estimular uma discussão global e levar a uma ação coletiva. Este ano, o tema escolhido foi as questões da água em suas comunidades e ao redor do mundo. A Assembleia Geral da ONU declarou recentemente que água limpa e saneamento é um direito humano essencial.

Dentro deste tema, o problema da falta de água potável e de saneamento é um dos mais sérios, porque tem fortes implicações sociais, além das ambientais. Segundo os organizadores do Blog Action Day, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a banheiros, gerando esgoto que vai para rios e córregos, o que contamina a água e causa doenças. De acordo com a ONG Charity: Water, uma em cada oito pessoas não tem acesso a água limpa e segura para beber. Tudo isso causa 42 mil mortes por semana -- 90% são de crianças com menos de 5 anos.

O problema é mais sério na África, onde mulheres e crianças precisam caminhar longas distâncias -- todas elas juntas levam, diariamente, 109 milhões de horas nisso -- para conseguir água, muitas vezes poluída. Neste trajeto, aumentam os riscos de assédio e exploração sexual. As crianças têm menos tempo para estudar e as mulheres, para se envolver em atividades que ajudem sua comunidade.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 1999 afirma que, nos próximos 25 anos, a água, e não o petróleo, será a principal causa de conflitos na região. A situação é inversa em países mais ricos. Os estadunidenses gastam mais de 600 litros de água por dia, um número mais de 15 vezes maior que a média nos países em desenvolvimento. Há ainda o impacto econômico: no continente africano, a falta de água potável e de saneamento causa uma perda econômica de cerca de R$ 46,4 bilhões de reais, ou 5% do PIB local.

A Charity: Water afirma que investimentos em água limpa têm baixo custo e alto retorno. Para a ONG, 20 dólares são o suficiente para garantir água potável para uma pessoa por 20 anos. A organização lembra, no entanto, que também é preciso investir em educação e práticas de higiente. O hábito de lavar as mãos, sozinho, pode evitar mortes por doenças relacionadas a água quase pela metade.

Mas existem muitos outros pontos a se pensar sobre a questão da água. Confira alguns textos sobre o tema que já foram postados aqui no blog:

Garçom, eu quero água da torneira
Apenas vinte litros...
O desafio do Planeta Água

Com informações do Blog Action Day, Charity: Water, The Final Call e UN News Centre.

Foto: moças enchem baldes de água na lagoa Shekena, na região de Konson, na Etiópia. Doenças relacionadas à água, incluindo as transmitidas por mosquitos que se reproduzem na água parada, são frequentes na região. (Tirada por Lynn Johnson para a edição especial sobre água de abril de 2010 para a National Geographic. Retirada da exposição virtual Megree/WaterAid.)

1 comentário(s):

Paula Nadler disse...

Adorei seu blog!