quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O desafio do Planeta Água


Desde o último domingo (19), Estocolmo (Suécia) está sediando a Semana Mundial da Água, organizada pelo Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI, na sigla em inglês) e patrocinada pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O evento reúne profissionais, representantes de governos e sociedade civil para debater a questão da falta de água e seu impacto sobre as pessoas e o meio ambiente.

Cerca de um bilhão de indivíduos não tem acesso à água potável. Enquanto o Brasil possui grandes reservas de água doce, o mesmo não acontece em outros países, como a Índia e o Iraque, que já sofrem com a escassez. O problema se agrava com a quantidade de água que é extraída das reservas subterrâneas -- 15 vezes maior do que a natureza pode repor.

Mesmo o nosso país sofre com dificuldades na gestão dos recursos hídricos. A Lei das Águas (Lei 9.433/97) assegura o acesso a esse bem público de valor econômico e a disponibilidade para todos os usos. Na prática, falta em várias regiões o saneamento e o tratamento do lixo. Desse modo, as nascentes ficam comprometidas.

O acesso aos serviços básicos relacionados à água diminuiu por causa da crise econômica e das mudanças climáticas. A poluição e a destruição de pântanos e florestas também reduzem ainda mais a quantidade de água disponível para consumo. Neste ritmo, os sistemas de abastecimento podem entrar em colapso daqui a 50 anos.

Parece muito tempo? Infelizmente, não é. A hora de agir é agora.

Com informações da Rádio ONU, Descubra o Verde e Envolverde/Silneiton Favero.

Foto: ilco/stock.xchng

0 comentário(s):