segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inteligência ecológica: conhecer e refletir antes de consumir

Do Planeta Sustentável:

Nosso estilo de vida provoca impactos ambientais no planeta e, para diminuí-los, não há nada melhor do que repensar nossos hábitos de consumo. Essa é a opinião do especialista Daniel Goleman, que em seu livro Inteligência Ecológica defende a tese de que conhecer os impactos ocultos de tudo aquilo que compramos, vendemos e fabricamos pode orientar nossas decisões na hora das compras e, consequentemente, alterar a lógica do mercado.

Goleman explica na obra, lançada no Brasil pela Editora Campus-Elsevier, que a chamada inteligência ecológica transforma consumidores “sem importância” em uma força de peso, porque obriga o mercado a ser transparente e alinhar aquilo que está sendo vendido com os desejos do consumidor.
O livro é vendido por R$ 67,00 no site da Editora Elsevier.


Autor partiu do conceito de inteligência emocional

Do blog do programa Milênio:
Como explicar que as melhores cabeças das finanças quebraram a economia mundial? Ou que os líderes mais inteligentes do mundo não conseguem persuadir seus pares a um esforço maior contra o aquecimento global?

(...) Goleman, criador do conceito da “Inteligência Emocional“ nos anos 80, afirma que a inteligência é um mistério que não pode ser medido somente pelo Q.I. Outras questões como empatia, capacidade de liderança e de saber ouvir são tão importantes quanto a habilidade em reter grandes quantidades de conhecimento.

Veja entrevista com o escritor

Daniel Goleman, que também é psicólogo e jornalista, participou do programa Milênio, da Globo News, falando sobre os conceitos de inteligência ecológica e emocional. A entrevista é de Jorge Pontual. Assista:

2 comentário(s):

Thiago disse...

Olá, desculpe a invasão do espaço.
Mas estou trabalhando na divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br

Por favor, repasse essa informação a possíveis interessados,

Muito obrigado!

Vítor Carvalho Ferolla disse...

Ou seu blog tá bombando, hein?


tirando esse SPAM aí em cima ashusahusahsau³ =P



abração,
Fique na GRAÇA!