Você conseguiria passar um dia consumindo apenas 20 litros de água?
Esta é a quantidade definida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como "o mínimo de que o ser humano precisa para preservar seu bem-estar físico e dignidade referente à higiene pessoal". Número bem distante do gasto diário de água por habitante nos Estados Unidos (575 litros), na Europa (entre 200 e 300) e até no Brasil (180).
Uma reportagem do UOL mostra um desafio onde uma pessoa seguiu à risca este limite durante 24 hora. O texto traz algumas orientações importantes. Atitudes muito simples - como fechar a torneira ao escovar os dentes - já são um grande avanço rumo ao uso mais racional da água. Mas é preciso ficar de olho: vários momentos ao longo do dia podem se tornar uma armadilha do desperdício. Como exemplos, o texto destaca o banho, a limpeza da calçada e as descargas.
Outra questão abordada é a da "água virtual". Quase tudo o que consumimos requer uma certa quantidade de água para o seu processo de produção. Assim, indiretamente, gastamos cerca de 15 mil litros de água para 1 quilo de carne bovina. Um artigo no blog Mude o Mundo mostra uma tabela com o "custo de água" para outros alimentos. Uma simples fatia de pão consome 40 litros; já um bife de porco (de 300 gramas), 1440 litros.
Na página da reportagem, há também links para uma calculadora de água consumida por banho, um fórum de discussão sobre o assunto e um slideshow com dicas para economizar o valioso recurso.
Leia a reportagem aqui.
Foto: TouTouke/stock.xcnhg
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Apenas vinte litros...
Postado por
Felipe Saldanha
- às
16:22
|
Link permanente
Espaço do leitor | Interação com este post
Mais posts sobre
água,
consumo consciente,
responsabilidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentário(s):
Postar um comentário