segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Da Austrália ao Maracanã


Austrália proíbe distribuição de sacolas plásticas

Do Olhar Direto:

Uma nova política ambiental vem causando furor na Austrália. Estão banindo as sacolas plásticas dos supermercados e grandes lojas de departamento. Cada vez menos lugares dispõem de sacolas plásticas para colocar os produtos adquiridos pelos clientes, que devem trazer suas comprar sacolas reutilizáveis de casa. A medida já está sendo adotada em vários lugares, mas será lei a partir de abril deste ano. (...)

Porém, os gerentes de supermercados têm reclamado de clientes nervosos que têm se exaltado, quando informados que não havia sacolas plásticas para colocarem seus produtos, lhes cabendo comprar sacolas próprias, vendidas em todos os supermercados. O estresse não se justifica, pois estas sacolas, que podem ser utilizadas por anos, custam menos que um dólar australiano, o que equivale a aproximadamente um real e setenta centavos; custo quase insignificante se pensarmos na contribuição ambiental.
Proibições semelhantes estão cada vez mais frequentes em todo o mundo. A China proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas, a Inglaterra adotará a mesma medida e Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, também possuem leis que colocaram um fim às sacolinhas.

Em 2014, Maracanã será mais sustentável

O Maracanã, que pode sediar a final da Copa de 2014, passará por reformas para se tornar mais ecológico. Entre as obras previstas, está a construção de uma cobertura de vidro com painéis solares, que possibilitarão ao estádio produzir a sua própria energia. A construção será realizada por meio de uma parceria público-privada. As informações são do O Dia.

A iniciativa segue a tendência da Fifa em investir no aspecto ambiental para promover o Mundial. Em outubro passado, na apresentação oficial das cidades candidatas a sediar jogos, as belezas naturais foram utilizadas como um dos principais atrativos para conquistar o comitê organizador.

Foto: Eco Home Furniture Design Ideas

0 comentário(s):