sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O futuro começa agora


2008 foi um ano marcante na área ambiental. Alguns momentos foram tristes – calamidades, previsões desconfortáveis, biocombustíveis em xeque... Por outro lado, muitas iniciativas mostraram que ainda existe esperança e compromisso com o respeito à natureza: construções ecológicas, automóveis que poluem menos, avanços na legislação, tecnologia a serviço do verde. O ano foi marcado também pela crise econômica, dividindo as ações internacionais. Enquanto alguns governos exigiram um freio nas reduções de emissões, outros ampliaram ainda mais as suas metas.

Finalmente, 2009 chegou e, com ele, ansiosas perspectivas. O que podemos esperar para este ano? Apesar de não existirem “bolas de cristal”, vale lembrar a frase do cientista Alan Key: “A melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo”. Mais importante do que aguardar os próximos passos dos políticos, das empresas ou das organizações é começar a agir e se reinventar para ajudar o seu meio ambiente.

Reveja os seus hábitos e aproveite para incluir algumas “medidas verdes” nas suas resoluções de ano novo*. Leia, pergunte, discuta sobre o que é possível fazer. Que tal renovar o seu quintal plantando mais árvores, ou mesmo comprar algumas plantinhas para o seu apartamento? Fazer uma contribuição – não necessariamente financeira, podendo ser também pessoal, voluntária – para um grupo ambiental? Pensar melhor antes de comprar, dando preferência a produtos sustentáveis e comprando menos, reduzindo seu lixo? Encostar o carro mais vezes e ir ao serviço de carona, ônibus, metrô, bicicleta?

O importante é que este novo ano só valerá a pena se você contribuir para que isto possa acontecer. Nós, do Blog do Jogo Limpo, podemos ter grandes expectativas para o futuro com relação ao cenário internacional, aos novos acordos ou mesmo à conduta do novo presidente americano, mas estamos torcendo também para que cada visitante perceba o quanto a ação individual é importante. E aí? Você nos acompanha em 2009?

Um feliz e verde ano novo.

* Sugestões: o site The Daily Green publicou 15 passos simples que você pode seguir todos os dias do ano novo para se tornar mais verde (em inglês).

Ilustração: djayo/stock.xchng

1 comentário(s):

vitorferolla disse...

Bom... a grande maioria da população de Israel apoia os ataques. Cara, pra mim doí ver aquele tanto de mortos em Gaza da mesma forma que doí ver tantos países protestarem contra Israel.


Apenas mostro o lado de Israel porque todos os outros já mostram o outro lado. Mas é óbvio que eu ódeio guerras e mortes!

Se possuí solução? Só Jesus na causa...