sábado, 21 de junho de 2008

Leis de emissões serão mais severas



Em 2009, os veículos comercializados têm que reduzir em 30% o óxido de nitrogênio

A partir de janeiro do ano que vem, normas mais rigorosas prometem fazer com que os carros novos vendidos no Brasil poluam menos que atualmente. Só que a chamada Fase 6 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve –, o chamado P6, chega ao país com bastante atraso. Afinal, ela segue basicamente as normas Euro IV, que vigora na Europa desde 2006. Só que em setembro próximo os índices de lá avançam para a Euro V. Ou seja: por aqui se adotam padrões assim que eles perdem a validade por lá.

Não se pode negar, porém, que, mesmo com atraso, as novas diretrizes oferecem um ganho ambiental considerável. O P6 chegará em 2009 exigindo que os veículos comercializados no País despejem no ambiente, em média, 30% menos de óxido de nitrogênio e 80% menos de particulados. Para isso, as montadoras e fabricantes de motores tiveram de se mexer. Quase todos os automóveis de passeio já se adequaram às futuras normas. As alterações principais consistiram em aprimoramento dos sistemas de filtros de ar e de combustível, velas de ignição com maior potência, anéis mais eficientes para evitar contaminação do óleo lubrificante e trabalhos na pós-combustão, com novos catalisadores.

Combustível de baixa qualidade

A emissão de poluentes pelos veículos automotores tem muitos vilões. Um que ganha sempre destaque é o combustível de baixa qualidade. Nos anos 80, para cumprir as normas do Proconve, a gasolina teve o nível de chumbo reduzido a quase zero. Para a Fase 6, será é preciso reduzir o teor de enxofre do diesel. O nível hoje é de 500 ppm – partículas por milhão – nos grandes centros e de 2 mil ppm no interior, onde é vendido um diesel mais tosco, com maior teor de enxofre.

Leia a notícia completa (Fonte: Correio de Uberlândia)

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