sexta-feira, 6 de junho de 2008

Qual é o tamanho da sua pegada?


Costumo deixar uma grande pegada por onde piso: meu calçado é tamanho 43. E hoje descobri também o tamanho de outra pegada minha - a ecológica. Felizmente, ao contrário da primeira, esta é possível diminuir.

O WWF Brasil lançou o site "Pegada Ecológica", onde você responde a algumas perguntas, identificando hábitos que compõem seu estilo de vida, e recebe uma avaliação que estima a quantidade de recursos naturais necessária para sustentar suas atividades diárias. No final, há um link para uma seção com dicas simples que ajudam a diminuir a sua pegada, nas áreas de alimentação, hábitos, consumo, moradia e transporte.

Acesse o site clicando aqui.

A dica é do Blog Consultoria Natura.

Padrão de consumo dos ricos exige três planetas Terra

Caso todo o mundo tivesse os mesmos hábitos de consumo das classes sociais A e B brasileiras seriam necessários recursos naturais correspondentes a três planetas Terra, mostra estudo da ONG WWF-Brasil. A pegada ecológica, ou seja, o rastro de consumo, degradação ambiental e geração de resíduos deixados pelo homem no planeta, foi calculada com base em pesquisa encomendada ao Ibope. Os pesquisadores ouviram 2002 pessoas, em 142 municípios, de 13 a 18 de maio.

A conclusão do estudo é de que, se 82% da classe alta mantiver os maus hábitos, a Terra não vai agüentar. O mesmo vale para 46% da classe C e 21% das classes D e E. A situação é mais crítica no Sudeste, em que os hábitos de 61% dos entrevistados comprometem a sustentabilidade do planeta. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes o porcentual chega a 71% em comparação aos 21% dos municípios com até 20 mil moradores.

Leia a notícia completa (Fonte: Agência Estado / Yahoo)

0 comentário(s):