sábado, 1 de novembro de 2008

Construção sustentável


Na hora de construir, é bom ficar de olho nos materiais utilizados na obra para diminuir o impacto sobre o meio ambiente. Não só o consumidor em geral está se tornando mais atento, como as indústrias também se mobilizam para lançar alternativas mais ecológicas. Algumas dicas muito interessantes, como por exemplo soluções para substituir o carpete e o PVC por produtos mais sustentáveis, estão em uma reportagem da Folha Online via AmbienteBrasil:

O princípio na escolha deve considerar o ciclo de vida do produto, desde o modo e o local de produção até o transporte para o ponto de uso. Entram na equação a capacidade de reaproveitamento do material e a deposição de seus resíduos ao fim da vida útil.

Trocando em miúdos, produtos ecologicamente corretos estão mais próximos do seu estado natural, usam menos componentes químicos e têm grande potencial de transformação.

"Materiais de baixo impacto ambiental são fundamentalmente os produzidos na própria região e que não são tóxicos", aponta o professor Miguel Sattler, da UFRGS. Da fundação ao revestimento, há opções menos agressivas ao ambiente.
Outro texto no mesmo site, da Agência Fapesp, destaca uma inovação desenvolvida na Amazônia: tijolos produzidos a partir de resíduos de espécies frutíferas nativas (castanha-do-brasil e tucumã). Como a matéria-prima é vegetal, pode ser reciclada. E o produto provou ser um ótimo isolante térmico.

“Os resultados dos testes em laboratório foram bastante satisfatórios. As matérias-primas utilizadas na sua confecção são de alta durabilidade, conferindo resistência mecânica semelhante à dos tijolos convencionais”, afirmou [Jadir Rocha, idealizador do produto]. (...)

“O desenvolvimento do tijolo foi motivado pela necessidade de pesquisas voltadas para o aproveitamento e a valorização da potencialidade da biodiversidade vegetal da Amazônia. É importante diminuir a pressão sobre os estoques de espécies arbóreas economicamente desejáveis, que vêm sendo reduzidas drasticamente na natureza”, ressaltou.
Foto: Marcelo Terraza/stock.xchng

0 comentário(s):