sábado, 8 de novembro de 2008

Um presidente mais verde


A eleição do novo presidente norte-americano, Barack Obama, pode representar um avanço para a luta contra as mudanças climáticas. O governo de George W. Bush ficou marcado pelas críticas devido à falta de compromisso com as questões ambientais, colocadas em segundo plano porque, supostamente, prejudicariam a economia.

A respeito da posição dos EUA em futuros acordos que substituirão o Protocolo de Kyoto (que expira em 2012), a Comissão Européia (órgão da União Européia) e a ONU afirmaram que estão esperançosas. A notícia é do Estadão Online via AmbienteBrasil:

A enviada especial da ONU para a Mudança Climática, Gro Harlem Brundtland*, destacou a importância de que Obama inclua o problema ambiental entre suas três prioridades políticas, junto aos conflitos de Iraque e Afeganistão e da crise financeira.

Para ela, não se deve perder a esperança porque "há mais motivos que havia há algumas semanas para ser otimista". (...)

[A ex-primeira-ministra da Irlanda Mary] Robinson destacou o fato de que Obama é próximo ao ex-candidato à Casa Branca Al Gore e recebe assessoria de uma equipe que "entende a urgência de atuar".
*Você sabia?
Gro Harlem Brundtland chefiou nos anos 80 a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que redigiu o Relatório Brundtland (também conhecido como "Nosso Futuro Comum") e definiu o conceito atual de sustentabilidade: “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

PS: por motivos de força maior, não foi possível atualizar o Blog na última semana. Pedimos desculpas aos visitantes. Aproveitamos para pedir a sua colaboração: envie sugestões de tema para os próximos posts!

0 comentário(s):