sábado, 31 de janeiro de 2009

Alô, alô, ecologia!


Do Portal Terra via AmbienteBrasil:

O Greenpeace divulgou (...) o relatório "Green Electronics: The Search Continues" [Eletrônicos verdes: a procura continua], que aponta os eletrônicos mais ecológicos do mercado, levando em conta aspectos como gasto de energia, reciclagem e toxicidade dos químicos usados na fabricação dos aparelhos. O título de "celular mais verde" ficou com o modelo F268 da Samsung, que não contém materiais tóxicos como o PVC.

A "onda verde" tem crescido com força entre as fabricantes de telefones celulares. Recentemente, durante a CES 2009, a Motorola apresentou o W233, feito a partir de garrafas plásticas recicladas. A Samsung também tem explorado materiais alternativos - o modelo W510, por exemplo, é feito de materiais naturais extraídos do milho.

Em alguns casos, o cuidado não fica restrito aos aparelhos: o Nokia 3110 Evolve, por exemplo, usa materiais recicláveis também em sua embalagem. O Samsung F268, primeiro colocado no ranking de celulares ecológicos do Greenpeace, assim como todos seus acessórios, não é feito com PVC ou BFRs (retardantes de chamas à base de bromo), substâncias prejudiciais ao meio-ambiente e que costumam ser usadas na fabricação de celulares.

Para o Greenpeace, a maioria dos aparelhos submetidos a avaliação mostra que é possível diminuir consideravelmente o uso de substâncias tóxicas em sua fabricação.

No relatório, a organização ambientalista internacional observa que houve grandes avanços no desenvolvimento de celulares "verdes", principalmente em relação ao uso de químicos, uma tendência que deve crescer em 2009.
Na montagem, da esquerda para a direita, os modelos F268, W233, W510 e 3110. Fotos: Übergizmo, SlashPhone, Massive Multiple Ideas e tech2.

UPDATE: Se você acredita que esses celulares poderiam ser mais inovadores do ponto de vista ambiental, conheça este modelo conceitual divulgado no site do Globo Rural:

0 comentário(s):