terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lixo zero: você conseguiria?



Quantos resíduos cada pessoa não produz ao longo de um dia? A embalagem do salgado, o copinho de café, o papel rabiscado, a latinha de refrigerante... Imagine se, por um único dia, você não produzisse lixo algum. Desafio difícil? Na Grã-Bretanha, uma família conseguiu atingir este objetivo, mas foi por um ano inteiro.

Ou quase: os Strauss produziram uma única sacola de lixo durante o ano de 2010. A experiência está relatada em um site, o My Zero Waste, que disponibiliza também várias dicas para as famílias que querem seguir o exemplo. Não é a primeira vez que eles cumprem um desafio desse tipo: em 2009, produziram apenas uma lata de lixo durante todo o ano (vídeo acima).

A história foi contada na reportagem da BBC Brasil:

O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.

Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao açougue, por exemplo, eles levam os próprios recipientes.

Em 2009, eles conseguiram reduzir sua produção de lixo para apenas uma lata. Em 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum.

"Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que produção 'zero' de lixo seria impossível, mas se você não colocar as metas lá no alto, nunca vai saber o que pode alcançar", disse Rachelle Strauss.

A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Olha,é assustador a nossa produção de lixo caseiro.....para uma pessoa militante como eu,te confesso que na medida do possível tento reduzido bastante os meus resíduos.......É um trabalho de educação doméstica,conscientizar toda a sua família.....No sítio:faço compostagem caseira.....reduzo o uso da água,aproveito todas as energias naturais,deixando para só acender a luz a noite e procuro:reutilizar o que posso,recuso embalagens ,sacolas,saquinhos,envio para reciclagem,o que pode ser reciclado,como:papelão,jornais,latinhas......só ainda não consegui destinar restos de comidas.....porém,pratico a criatividade ,vou reaproveitando as sobras,criando novos pratos.......te confesso,é muito difícil e é preciso muita disciplina.......Parabéns pela postagem,já tive oportunidade de ver o trabalho desta família tbm !!!!bjcas