terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O maior desastre ambiental do Brasil

 Desabrigados se alojam em ginásio de Teresópolis (RJ), em 13 de janeiro. 
(Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)

A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro teve um saldo de 820 mortos até as 21h de segunda, 24 de janeiro, de acordo o G1. É considerado o maior desastre ambiental e climático da história do Brasil, segundo a revista Veja (apesar das controvérsias). Culpa do aquecimento global? Não é bem assim, segundo especialistas.

“É bom sempre frisar que a responsabilidade [pela catástrofe] não deve ser creditada a fenômenos como o aquecimento global ou a imprevistos geológicos e pluviométricos.”, afirmou o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex-diretor de Planejamento e Gestão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ao jornal O Estado de S. Paulo. “Dizer que o problema [das enchentes] é consequência das mudanças climáticas é fugir da responsabilidade, é desculpa dos governos para não fazer nada para resolver o problema”, declarou Debarati Guha-Sapir, diretora do Centro de Pesquisas sobre a Epidemiologia de Desastres, na Bélgica, à BBC Brasil.

Isso não quer dizer que o homem não seja culpado pelo que aconteceu. Os deslizamentos de terra atingem a região por causa do relevo. Reportagem do G1 mostra que a serra funciona como uma barreira, impedindo a passagem das nuvens, que se concentram e provocam muita chuva em uma única área. A água penetra em uma fina camada de terra, que fica encharcada, se desloca da pedra e forma um volume que desce com velocidade.

O fenômeno foi intensificado pelo desmatamento da Mata Atlântica, feito há décadas na região, que enfraqueceu o solo. Sem a vegetação para ajudar a freá-la, a água arrastou com força terra, detritos e tudo em seu caminho. O declive acentuado e a grande quantidade de chuva contribuíram para o resultado devastador, mas estudiosos garantem que não haveria tantos prejuízos se não fosse pela ocupação desordenada das encostas, com árvores dando lugar a residências.

Todos eles concordam que a tragédia poderia ter sido evitada e o governo deveria ter agido antes, com medidas de prevenção. Guha-Sapir afirmou que as consequências das inundações são agravadas pelas altas concentrações demográficas e pela falta de atuação do poder público. Estratégias simples e de baixo custo, como a instalação de um sistema de drenagem, teriam minimizado os impactos, apontou Maurício Ehrlich, professor de geotecnia da Coppe-UFRJ, à Exame. O geólogo também afirmou que a ocupação deveria seguir um programa de engenharia, com as autoridades fiscalizando e retirando as famílias de regiões de alto risco.

Outro problema ambiental que surge logo depois é relacionado à saúde, como mostra a reportagem da Veja:
O risco de novos temporais ainda não passou, e já surge um grave risco que amplifica a tragédia das chuvas. Nas áreas alagadas, a água contaminada por lixo, insetos e ratos expõe a população a doenças como leptospirose, hepatite A e diarréia. O risco de doenças aumenta porque em muitas áreas o fornecimento de água está cortado, e muita gente acaba consumindo água contaminada.

Diante dos acontecimentos, resta, a longo prazo, cobrar das autoridades ações mais eficientes contra desastres e, a curto prazo, ajudar. Veja números de contas e locais para fazer doações no estado do Rio. Em Uberlândia foi lançada uma campanha para recolher roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos. Saiba como ajudar aqui.

ATUALIZANDO (26 de janeiro):

1) A leitora Nathália nos avisou que, diferentemente do que foi mencionado antes, o ginásio da foto fica em Teresópolis e é conhecido como "Pedrão". Obrigado, Nathália!

2) Leia também o artigo de Herton Escobar: O clima também mata.

3) O deslizamento na região serrana já é o oitavo pior do mundo. Leia mais na notícia da EXAME.com.

2 comentário(s):

Nathalia disse...

essa foto é do ginásio onde os desabrigados ficaram, mas não fica em petrópolis, e sim em teresóplis, é o ginásio conhecido como pedrão.



nathalia - apaixona pela serra.
moradora de Petrópolis e voluntária.

Anônimo disse...

Os desastres se repetem, como aconteceu este ano...isso é previsível já que o brasileiro se comove, ajuda, mas tem a memória curta, depois não cobra nada dos governantes. Agora vejo repetirem nos jornais que as enchentes no Rio de janeiro foram o maior desastre climático e ambiental do país...memória curta a do nosso povo! Não se lembram da grande seca do Nordeste de 1877 a 1977. Desatre climático e ambiental que presume-se matou 800.000 pessoas só em 1877.