segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um passarinho me contou... #4


Confira os principais links que passaram pelo @JogoLimpo nas últimas semanas. *


...que 2010 foi o ano mais quente já registrado.

O anúncio foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, confirmando “uma tendência significativa de aquecimento da Terra a longo prazo”, segundo a entidade. Ainda de acordo com a OMM, o ano foi marcado pelo “prosseguimento do degelo da calota polar ártica” e por fenômenos climáticos extremos, que tendem a aumentar. Da AFP via EXAME.com.


...que até 2014 a coleta seletiva estará implantada em todo o Brasil.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em dezembro, proíbe lixões em céu aberto e, a partir de 2014, o depósito em aterros sanitários de materiais que possam ser reciclados ou reaproveitados. Para se adequar à nova legislação, os municípios terão que criar leis para a implantação da coleta seletiva. A PNRS regula ainda a logística reversa (ações que viabilizam a coleta dos resíduos pelo setor empresarial para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente correta) e a participação dos catadores no processo. Do Ministério do Meio Ambiente.


...que as peles estão voltando às passarelas – e causando polêmica.

Na Fashion Business, evento que integra a temporada de moda do Rio do Janeiro, três estilistas utilizaram peles verdadeiras em suas criações. Ambientalistas e consultores alegam que não há justificativa para o uso, uma vez que os animais são submetidos a maus tratos e o clima no Brasil é ameno, dispensando o uso de roupas tão quentes. Para a Peta, ONG internacional de proteção aos animais, peles sintéticas são mais leves, duráveis e práticas para cuidar. D’O Estado de S. Paulo.


...que as lâmpadas incandescentes devem sair do mercado até 2016.

Uma portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União prevê que lâmpadas incandescentes de uso geral sejam progressivamente banidas do mercado. Estima-se que elas sejam responsáveis, hoje, por cerca de 80% da iluminação residencial no Brasil. Segundo técnicos do governo, tecnologias como as lâmpadas fluorescentes podem fornecer quantidade maior de luz gastando muito menos energia que as incandescentes. Do Inovação Tecnológica.


...que 30% das fontes de água no país têm qualidade ruim ou péssima.

Em 2010, a SOS Mata Atlântica analisou amostras de água de 12 estados e no Distrito Federal e constatou que nenhuma foi considerada boa ou ótima. O estudo usou parâmetros do Ministério do Meio Ambiente e revelou que 70% das coletas apontaram a qualidade da água como regular, 25% como ruim e 5% como péssima. “A poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais, ultimamente”, diz o geógrafo do projeto, Vinicius Madazio. Do G1.


Foto: a coruja-buraqueira* (Athene cunicularia), da ordem dos Strigiformes, ocorre em quase todo o Brasil, exceto na Amazônia. Recebe esse nome por viver em buracos cavados no solo. Vive no mínimo nove anos em habitat selvagem. Alimenta-se principalmente de insetos, mas pode caçar pequenos roedores, répteis, anfíbios e até pássaros pequenos. Costuma viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos. (Créditos: Michelângelo Stamato. Fonte: WikiAves.)


* A seção “Um passarinho me contou...” reúne as notícias mais recentes sobre meio ambiente publicadas no @JogoLimpo e mostra informações sobre uma ave que vive no Cerrado – nem sempre um “passarinho” (ave pertencente à ordem dos Passeiriformes), para não haver muita limitação.

0 comentário(s):