quinta-feira, 2 de abril de 2009

MTV investiga relação dos jovens com o meio ambiente


Do Akatu:

Desde 1999, a MTV esquadrinha o Brasil investigando valores e o comportamento do jovem brasileiro com sua série de documentos Dossiê Universo Jovem. Em sua quarta edição, a pesquisa registrou a maneira como os jovens se relacionam com o tema da sustentabilidade e as percepções que eles têm sobre futuro e meio ambiente. O resultado das gravações foi tão positivo que se decidiu produzir também um documentário, gerando um importante relato para nortear campanhas e ações de comunicação de ONGs e outras instituições da sociedade civil dirigidas aos jovens. [O dossiê está disponível em PDF (5,1 Mb).]

Durante os 50 minutos de duração, os jovens oferecem depoimentos de todas as naturezas, que têm em comum a honestidade para lidar com o tema. Alguns se esquivam de forma leve e descontraída, outros encaram o estudo como se ele fosse uma oportunidade única e rara de serem ouvidos. A idade média dos jovens entrevistados é de 21 anos, e eles representam as classes A, B, C e D. Dentro desse universo, foi possível detectar cinco perfis que definem as maneiras como os jovens encaram o assunto: os comprometidos, os teóricos, os refratários, os intuitivos e os eco-alienados.

O primeiro aprendizado que se pode tirar do documento é o de que os jovens da sociedade contemporânea estão perdidos frente a tamanha diversidade de fontes de informação, principalmente com a expansão da internet. Nesse contexto de inúmeras possibilidades, as necessidades de comunicação e consumo de conteúdo se fundem com atributos ideais de felicidade que lhes são impostos, como emprego, estabilidade financeira, satisfação pessoal e qualidade de vida, dificultando a escolha do que lhes é realmente importante e gerando a sensação generalizada de medo do futuro.

Foto: biewoef/stock.xchng

0 comentário(s):