sábado, 25 de abril de 2009

Dicas ecológicas no Twitter: dez perfis que vale a pena seguir


A cada dia, o Twitter cresce mais e ganha novos usuários. Bons perfis voltados para as questões ambientais também já estão surgindo nesta rede. Alguns disponibilizam links para blogs ecológicos, outros são especializados em informar as últimas notícias a respeito do tema. A maioria está em inglês: os perfis ecológicos brasileiros ainda são um pouco escassos. Mas já é possível encontrar ótimo conteúdo nacional.

O Blog do Jogo Limpo fez uma lista com dez usuários que mantém os seguidores bem atualizados com informações sobre sustentabilidade e ações pela natureza no Brasil e no mundo. A intenção não é ranquear os melhores na área: muitos outros perfis poderiam completar esta lista. Mas os indicados se destacam pela qualidade dos textos e dos links presentes nos “tweets”.


O que é Twitter?

Criado em março de 2006, o Twitter vem ganhando força como uma rede social. O site propõe que todos os seus usuários respondam com até 140 caracteres à pergunta “o que você está fazendo?”. Diversos veículos de comunicação já utilizam o Twitter para divulgar suas notícias – em um grande incêndio registrado na Califórnia no final do ano passado, o microblog ganhou força por conta da agilidade que oferece. Saiba mais. (Fonte: G1)


@globoamazonia: traz reportagens do portal da Globo especializado na Amazônia. Saiba mais sobre os principais problemas na região e o que está sendo feito para combatê-los.

@greenbrasil: o Greenpeace Brasil divulga suas principais ações, estimula o ativismo e faz cobertura ao vivo dos seus principais protestos.

@infoambiental: coletânea de dicas e notícias ecológicas que circulam no Twitter e em outros sites e blogs.

@o_eco: notícias sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Boa parte das reportagens aborda as ações do poder público e a questão do desmatamento.

@psustentavel: aponta links para reportagens diversificadas, atuais e interessantes, em linguagem leve e adequada para o público jovem.

@reacaoambiental: iniciativas, pesquisas, vídeos, dicas e notícias atuais sobre o que acontece na área ambiental.

@WWF_Brasil: relatos das últimas iniciativas do WWF em solo brasileiro. Seu lema é “Por um futuro em que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza”.

@greenmeme: especializado em notícias ambientais. Serviço automatizado que reúne as melhores manchetes de diferentes fontes ao redor do mundo. Em inglês.

@PlanetGreen: oferece dicas práticas para um estilo de vida mais verde, abrangendo as diversas áreas da sustentabilidade. Em inglês.

@TH_RSS: aqui estão reunidas as notícias do TreeHugger, excelente site ambiental dos Estados Unidos. Para conteúdo extra vale a pena conferir também o @TreeHugger. Em inglês.


Duas indicações extras:

@jogolimpo: todas as matérias do Blog do Jogo Limpo, citações semanais, resumo do que acontece no Projeto Jogo Limpo e outras dicas verdes.

@ivasc: perfil do Instituto Voluntários em Ação, que realiza o Movimento Blog Voluntário, uma ação junto a blogueiros para combater o analfabetismo digital.


Ilustração: Mirkku

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário 2009.

9 comentário(s):

Débora Menezes disse...

Rerere o meu também vale a pena seguir, é www.educomverde.blogspot.com. Abs, vou passar a linkar o de voces!

Reginaldo Filho disse...

O GoogleEscuro é um site cliente do Yahoo para pesquisas, usando sua base de dados e seu hardware. A tela preta objetiva a economia de energia, calculada pelo Departamento de Energia do Governo Americano em 18 a 88% de economia por monitor (variando de acordo com o modelo e tecnologia empregados na fabricação). Estima-se que a simples mudança da cor do fundo da página inicial do Google (de branca para preta), acarretaria uma economia de 750 Megawatt-horas por ano. Alem disso, diminuir o excesso de claridade do monitor reduz o reflexo que o monitor produz, evitando a agressão à visão e o consequente aparecimento de cefaléias, dores de cabeça e enxaquecas.

http://www.googleescuro.com/

Gisele disse...

Oie, meu nome eh Gisele e gostaria que vcs fizessem um parceria comigo. Vcs colocam o meu blog no Vale a pena visitar e eu suigo e coloque o link-me de vcs no meu blog. O endereço é: www.ecoecologico.zip.net O nome é Equilíbrio Ecológico. Adoorei o blog de vcs, bjsss.

Sacolas Ecológicas disse...

Bem legal o post, adorei!

Casa de Vidro disse...

Olá pessoal! Gostaria de convidar a todos para visitarem o Blog da primeira fabrica ecológica de Bonito-MS.
http://fabricaembonito.blogspot.com/

Guilherme FN disse...

ola eu sou português e também tenho um blog sobre ecologia que gostaria que visitassem.
Gostei muito do vosso.

O meu blog é www.eco-motivation.blogspot.com

Esther Vaz disse...

Não é propaganda, precisamos de boas leituras com boas alternativas, por isso indico coisas sérias como:
www.cidadesverdes.com.br

Anônimo disse...

‎#IBDN5MIL SÓ FALTA VOCÊ !
A NATUREZA precisa da sua ajuda! Não lhe custa nada, nem precisa sair do lugar. É SÓ ADICIONAR ou CURTIR!!

Precisamos de 5000 Amigos/Seguidores nas redes sociais. Ajude-nos e ajudem também as nossas crianças, elas precisam de acreditar em um Futuro Melhor!
Fanpage no Facebook : http://facebook.com/ibdnorg
Perfil Institucional: http://facebook.com/ibdni
Twitter: http://twitter.com/ibdnorg
Canal do Youtube: http://youtube.com/ongIBDN
Perfil do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9275394089968928477

olDair Costa disse...

Olá pessoal,

Gostaria que visse meu video SPAM POSTA? http://www.youtube.com/watch?v=nM739SCHruw

Saúde, Paz e Sorte..........
olDairCosta.com