quarta-feira, 20 de maio de 2009

Brasileiro é um dos consumidores mais conscientes


Da National Geographic Brasil (adaptado):

A segunda edição do Greendex: Escolha do Consumidor e Meio Ambiente - Pesquisa de Acompanhamento Mundial, o índice verde que tem por objetivo medir e monitorar o impacto do comportamento dos consumidores no meio ambiente, revela que as pessoas estão mais conscientes para atitudes que beneficiam os recursos naturais do planeta.

Assim como no ano passado, os países em desenvolvimento, como Índia, Brasil e China, são líderes no ranking. O Brasil, que no ano passado conquistou a maior nota, caiu 1,3 pontos e segue atrás da Índia, primeiro lugar na lista dos países de atitudes mais sustentáveis. Os brasileiros são os únicos que registraram redução no índice e, novamente, os americanos e canadenses são os últimos colocados.

Para a maioria dos consumidores, a preocupação com a preservação da natureza influencia no momento de optar por um estilo de vida mais sustentável. Entre os 17 países avaliados, 55% dos entrevistados concordaram estar "muito preocupados com o meio ambiente".

Grande parte das respostas são dos chineses, brasileiros e sul-coreanos. Apenas 14% são contra essa afirmação. Os suecos, por exemplo, acreditam que os problemas ambientais não têm impacto direto em sua saúde, pensamento compartilhado pelos consumidores americanos. Estes, por sua vez, são céticos em relação as consequências do aquecimento global e discordam que o seu estilo de vida possa prejudicar o meio ambiente.
Leia a reportagem completa.

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Índia em primeiro lugar? como assim?

Seria bom saber com que tipo de pessoas essas pesquisas foram feitas, pois até onde eu sei a Índia nunca foi exemplo nenhum em ecologia..