segunda-feira, 11 de maio de 2009

Já fez xixi no banho hoje?

Uma campanha criada pela SOS Mata Atlântica está causando polêmica. A ONG está orientando as pessoas a fazer xixi no banho, economizando assim a água de uma descarga (12 litros). Para quem acredita que o hábito é pouco higiênico, o site da ação afirma que não há problema, pois 95% da urina é composta de água, e as substâncias restantes são eliminadas pelo ralo. O importante, no entanto, é fazer o número 1 logo no início do banho.


No site também é possível votar na enquete sobre os adeptos da prática. Até o momento, três em cada quatro visitantes afirmaram fazer xixi no chuveiro. Na internet, muitos blogs se mostraram entusiastas do movimento. Outros, no entanto, acham que o hábito não é saudável por causa de outras implicações: a urina pode, por exemplo, contaminar o banheiro com maus odores.

Na verdade, o real objetivo da campanha é gerar reflexão para a economia de água e divulgar o evento “Viva a Mata”, que será organizado de 22 a 24 de maio pela SOS Mata Atlântica no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para falar sobre esse e outros temas ambientais. "O que a gente quer é provocar, é mexer com a consciência das pessoas", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da organização.

A publicidade foi criada pela agência F/Nazca, que usou como "garoto-propaganda" um sapo. "Usamos o sapo porque ele é um bicho que só consegue viver onde tem água limpa. Se a água está contaminada, ele morre", afirma Ribeiro. A ação também pretende atingir a economia de 4.380 mil litros de água por ano. E você, faz xixi no banho?

Acesse o site e assista ao vídeo da campanha:



Com informações do G1. Imagem: CCSP.

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Essa campanha do xixi no banho é muito legal! Nós divulgamos no twitter do Mundo Verde e a repercussão foi muito bacana. Pequenos detalhes que fazem a diferença!

Felipe Saldanha disse...

Olá, Mundo Verde,

Obrigado pelo comentário!
Realmente a iniciativa chamou a atenção, torcemos para que mais pessoas tenham se sensibilizado com a questão da economia de água.

Abraços,

Felipe Saldanha
Projeto Jogo Limpo