sexta-feira, 24 de julho de 2009

Testes em animais: "de partir o coração"


"Você sabia que incontáveis camudongos, ratos e coelhos sofrem e morrem todos os anos em experimentos cruéis e sem propósito envolvendo testes de produtos? Eles morrem sozinhos e na dor sem nunca ter experimentado um carinho ou uma voz gentil. Testes em animais partem o coração."

É com essa mensagem que a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) abre a home page da sua campanha, que visa juntar esforços por uma ação de impacto contra os testes de laboratório em animais. Neste link é possível ter acesso a uma lista de empresas que realizam tais testes.

Segundo o site, "a boa notícia é que você pode fazer a diferença simplesmente comprando produtos cruelty-free [livres de crueldade], como xampus, maquiagem, desodorante e muitos outros". Veja como identificar estes produtos nesta reportagem do G1 (leia trechos):

Os cosméticos são tão presentes no dia-a-dia das amigas Juliana Eliezer, de 30 anos, e Luciane Zardo, de 28 anos, quanto as três refeições diárias. Assim como as duas se preocupam com a qualidade da comida, elas passaram a ter um novo hábito ao comprar cosméticos: olhar o rótulo dos xampus e hidratantes para ver se o fabricante testa o seu produto nos animais. (...)

“Se eu tenho a opção de um similar que não é testado em animais, fico com ele. A não ser que a diferença de preço seja exorbitante, algo que realmente eu não possa arcar sem prejudicar o meu orçamento”, afirma Juliana.

A amiga Luciane pensa do mesmo jeito. “Dou preferência, pois, se há produtos semelhantes, porque preferir um que é testado?”, diz a jovem. A dupla de São Paulo, que mantém o blog sobre cosméticos “Vende na Farmácia?”, deixa claro que não é tão rigorosas na escolha, apenas que isso “é só uma pequena atitude” diante das prateleiras.
Foto: PETA/Divulgação

0 comentário(s):