quarta-feira, 1 de julho de 2009

Enquanto isso, nos Estados Unidos...


Califórnia/EUA tem autorização para limitar emissões de CO2

Do Estadão Online via Ambiente Brasil:

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos deu sinal verde para o Estado da Califórnia impor rigorosas limitações para as emissões de gases estufa de veículos automotores.

A Califórnia, o Estado mais populoso dos Estados Unidos, brigou com a agência pela questão durante anos. A aprovação anunciada nesta terça-feira (30) é necessária para que a lei contra a poluição de 2004 possa ter efeito. A lei exige que a eficiência energética dos veículos aumente 40% até 2016, para uma média de 15 quilômetros por litro.

Lei para mudança climática pode ser aprovada nos EUA

Com informações do Estadão Online e da Folha Online via AmbienteBrasil:
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na sexta-feira, 26, uma lei que exigirá que grandes empresas reduzam suas emissões de dióxido de carbono e outros gases associados ao aquecimento global em 17% até 2020 e 83% até 2050, a partir dos níveis de 2005. A lei inclui um sistema pelo qual as empresas poderiam comprar e vender permissões para emitir gases, a partir de seus limites individuais.

Mas a lei americana, após passar pelo Congresso, ainda precisa passar pelo Senado para ter a aprovação final.

Para a secretária brasileira de Mudança Climática, Suzana Khan Ribeiro, o projeto de lei americano está aquém da ambição que deveria ter. "Significa que em 2020 eles vão continuar emitindo tanto CO2 quanto em 1990."

Porém, ela afirma que "é um fator muito positivo eles se mexerem". "É um avanço enorme em relação ao ano passado, quando o governo dos EUA dizia que não acreditava em aquecimento global."

Obama quer lâmpadas mais eficientes nos Estados Unidos

Da Folha Online via AmbienteBrasil:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou na segunda-feira (29) que o país adote novos padrões de eficiência para lâmpadas e equipamentos de luz a partir de 2012. (...) A lei aprovada na Câmara dá a Obama um argumento para afirmar a liderança dos EUA contra o aquecimento global na próxima cúpula do G8, na Itália. Mas a vitória pode ser de curta duração. O Senado deve modificar a lei.

Foto: isynoho/Flickr

0 comentário(s):