terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia da árvore: ConscientizAção


O Projeto Jogo Limpo e o Programa de Extensão Meios, voltado às questões de comunicação, educação e meio ambiente, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da parceria entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a Universidade, realizaram uma blitz ecológica em comemoração ao dia da árvore. Estiveram presentes alunos e professores do curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da UFU, além de autoridades e representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Uberlândia e da Caixa, incluindo o Superintendente Regional.

Os alunos da Escola Municipal Prof. Luís Rocha e Silva se divertiram ao plantar mudas de Ingá, Embaúba, Jatobá, Aroeira, Cedro, Ipê-branco e Pequi, entre outras. A ação, também realizada em anos anteriores, serve de interação entre meio ambiente e população na reconstrução da mata ciliar nas margens do Rio Uberabinha.

Vale lembrar que a ação, em si, não está isolada apenas com o intuito de preservar as margens do rio. A reconstrução da mata é um ato que leva anos até ser, de fato, concluída. O principal objetivo das atividades, com a participação das crianças, é conscientizar os envolvidos no evento, os motoristas que por ali passaram e a sociedade em geral de que é preciso fazer alguma coisa.

Segundo a professora-doutora Mirna Tonus, “é muito importante envolver as crianças para que já comecem a ser educadas ambientalmente”. Assim como as árvores ali plantadas vão crescer, gerar frutos e se multiplicar, ações como essas permitem com que mais pessoas conheçam essa iniciativa, atuando como “polinizadores” de consciência. Mais do que plantar árvores, o evento ajuda a plantar consciências para que esse dia, ao longo dos anos, não fique apenas na lembrança.





E você, o que vai deixar para as suas crianças?

Veja as fotos do evento

Da colaboradora Paula Arantes

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Muito bom o post! Ótima iniciativa!

Anônimo disse...

Noh... nem me chamou



show de bola!

Vítor Ferolla