Da colaboradora Paula Arantes
“Há muitos estudantes de design criando, mas há poucos espaços onde mostrar e vender esses produtos”, disse Josefina Heiremans, sócia de uma agência de gestão de desenho, sobre jovens designers que estão apostando na reciclagem e em materiais naturais para desenvolver seus roupas e acessórios.
Esse namoro da moda com a ecologia já existe há algum tempo e essa parceria promete ser duradoura. O Brasil já se destaca como produtor de matéria-prima para algumas das grifes verdes mais consumidas no exterior – como os tênis Veja, ícones fashion entre os europeus antenados com a preservação do planeta. Associações de seringueiros da Amazônia extraem a borracha para o solado, cooperativas do Nordeste produzem algodão orgânico (sem transgênicos e fertilizantes químicos, nem pesticidas), e a montagem dos calçados gera empregos na periferia de Porto Alegre.
É nesse sentido que alguns alunos do 4º período do curso de Design de Moda da Unitri produziram looks que deram o que falar. Entre as criações, que mostram todo o talento desses futuros profissionais, estão modelos com sacolinhas plásticas, jornais e retalhos de tecidos que foram expostos no 5º Fórum de Moda com Ideias que aconteceu em Uberlândia, no Center Convention, entre os dias 21 e 22 de outubro.
[O Blog do Jogo Limpo esteve lá cobrindo o evento! Aguarde nosso videocast!]
Segundo Sônia Medeiros, aluna e uma das organizadoras do evento, a ideia era reaproveitar os materiais que eles já tinham na faculdade. Sobre um vestido feito por ela com as sacolas plásticas, a estudante contou que foi uma forma de protesto para tocar na consciência das pessoas, incentivando a não utilização dessas sacolas. Cada vez mais lugares ao redor do mundo proíbem sua distribuição. China, Inglaterra, Austrália e algumas cidades dos Estados Unidos possuem planos para erradicá-las ou para cobrar por sua distribuição.
[Leia também: cobertura especial - por que as sacolinhas plásticas são um problema?]
Sônia disse ainda que “a roupa que você veste é a mensagem que você passa”, ou seja, através do que cada pessoa veste é possível identificar quais são suas preferências e ideias ou que mensagem essae indivíduo deseja passar.
Outro aluno, João Martins, que criou sua peça com jornal, falou sobre a importância dessa experiência, por ser uma forma de conscientização e de contribuir com o planeta, diante de assuntos tão em pauta como meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. “É uma experiência que vai ficar para sempre”, revelou João.
De acordo com a professora de Pesquisa e Criação, Clerce Barbosa, as criações surgem com base em temas escolhidos pelos próprios alunos. Este ano, dentro das ideias de tendências para o Inverno 2010, nasceu a proposta da reciclagem. Segundo Clerce, várias disciplinas já trabalham com reaproveitamento de materiais. Para ela, a geração atual já está bem mais informada sobre esses temas tão polêmicos.
Pelo mundo, vemos também outros designers preocupados com esses assuntos. A designer argentina Laura Novik, analista de tendência de moda, disse que sustentável não é apenas sinônimo de reutilização e reciclagem. “Também é sustentável permitir que em seu produto trabalhe comunidades emergentes e conseguir que seu produto permita que determinadas tradições artesanais persistam neste mundo contemporâneo. Tudo isso é sustentabilidade: cultural, social, ambiental”, disse Novik, que vive no Chile há seis anos. E completa dizendo que “o design é uma ferramenta muito poderosa, que pode transformar consciências. A ideia é abrir muitas portas a partir de diferentes pontos”.
Com informações da Envolverde/Terramérica
Foto: same_same/Flickr
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Ecologia (re)inventando moda
Postado por
Felipe Saldanha
- às
09:45
|
Link permanente
Espaço do leitor | Interação com este post
Mais posts sobre
inovação,
sacolas plásticas,
sustentabilidade,
uberlândia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentário(s):
É muito bacana criar modismos que incentivem a sustentabilidade. No Brasil é muito rápida a influência de correntes da moda e há algum tempo o legal é recusar sacolas plásticas e utilizar a de tecido. Gostei muito da imagem pois é muito sugestiva com a frase "o verde é o novo rosa". Na Pedagogia aprendi que é importante incentivar a galera em sala de aula a ter gestos simples de consciência sustentável como recusar a sacola, que melhor maneira de fazer isso senão mostrando o trabalho que os alunos da Unitri fizeram? Ah espero o vídeo pra compartilhar no meu blog em!Bejoooosssss esse blog é bacana e estou acompanhando sempre.
Gostei muito da postagem.....Gosto de ver os jovens tão engajados na resolução deste problemas ambientais.....Só uso as bolsas retornáveis e qd não estou com elas,uso caixas de papelão,sacos de papel.......evito as sacolinhas na maioria das vzs....bjcas...
Que bom que vocês gostaram da postagem!
Afinal de contas ecologia está em todo lugar e temos que fazer nosa parte para que assim todas as outras pessoas possam fazer o mesmo. Seja na moda, na economia, na política ou no social!
Um abraço e voltem sempre!
Paula Arantes
Postar um comentário