segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Google investe em energia verde


Créditos da imagem: Austin Gage Druid, 12 anos (Concurso Doodle 4 Google) - via Ecorazzi

Por Claire Cain Miller*


Google é um sistema de busca, uma empresa de publicidade e, agora, uma fabricante de celulares. Mas uma empresa de energia verde? Isso também, disse Bill Weihl, chamado de "czar da energia verde" do Google, em uma entrevista com Jeffrey Marlow, do The Times, no blog Green Inc. Ele disse:

Algumas pessoas podem olhar para isso e dizer: "Eu não vejo nenhuma relação entre isso e os negócios do Google". E então, talvez cinco anos mais tarde, elas vão dizer: "Uau, foi bom vocês pensarem nisso".
O Google está interessado em tornar a energia renovável mais barata que o carvão, em parte, por causa de seus potentes servidores, que utilizam muita energia, mas também porque seus fundadores e muitos dos seus empregados simplesmente se preocupam com as questões ambientais, disse Weihl.

O gigante da Internet investiu 45 milhões de dólares em energia alternativa desde 2007, embora o objetivo principal não seja ganhar dinheiro, de acordo com Bill:
Ficaríamos satisfeitos se ganhássemos dinheiro com isso, obviamente; não é nosso objetivo não ganhar dinheiro. De modo geral, nós gostaríamos de ganhar tanto dinheiro quanto poderíamos, mas o objetivo principal é promover um grande impacto para o bem.
Na entrevista, Weihl também discute o problema do Google com o carvão, as tecnologias que podem resolver o problema -- energia térmica solar, geotérmica e eólica em grandes altitudes -- e o que ele acha que o Google pode fazer para combater as mudanças climáticas que outras empresas não podem.
Eu acredito que os problemas que estamos enfrentando são solucionáveis, mas eles não vão se resolver sozinhos. E para resolvê-los, ou precisamos gastar muito mais dinheiro e energia do que gastamos hoje, o que eu acho que provavelmente não é um bom começo, ou precisamos de inovações tecnológicas de ponta. Nisso eu acho que o Google pode ajudar.

*Traduzido do blog Bits, do The New York Times

Veja também: Google pode ajudar você a economizar energia (Revista Época)

0 comentário(s):