quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sustentabilidade na tela da MTV


(atualizado em 22 de janeiro)

Como falar de sustentabilidade para jovens de maneira inteligente e atrativa? Este foi o desafio da MTV ao produzir o programa “Plano MTV”, exibido todas as sextas-feiras às 21h45. Com duração de 15 minutos, a atração apresenta debates sobre preservação do meio ambiente, tecnologia verde e educação, além de minidocumentários filmados em todas as regiões do Brasil: da Bahia ao Amazonas, do Rio de Janeiro a São Paulo. A edição é diferenciada, em ritmo de videoclipe. “Frases soltas e coladas umas às outras, informações escritas na tela, telas divididas, lindas imagens captadas pela equipe - tudo para dar a impressão de que o programa é o nosso próprio raciocínio sobre esse tema. Às vezes caótico, Às vezes lúcido, mas sempre em busca de compreensão e soluções”, explica a VJ Luisa Micheletti, apresentadora do programa.

“Plano MTV” é dirigido por Mauro Dahmer, responsável pelas vinhetas e campanhas sociais da emissora. A intenção é apresentar algo “criativo e provocador”, segundo o diretor. Convidados de destaque na área socioambiental, como o rapper MV Bill, cofundador da Central Única de Favelas (CUFA), e outros criadores de projetos ecológicos, enriquecem a atração com seus depoimentos. Estudantes, ativistas e outros jovens também discutem os temas abordados – são oito ao total: economia, meio ambiente, política, educação, saúde, tecnologias verdes, Copenhague e comportamento. O debate continua online, no Twitter e no Facebook do programa. Os programas já exibidos também são disponibilizados no site.


Em entrevista ao Colherada Cultural, Luisa explica que um dos pontos fortes do “Plano MTV” é conduzir o debate com o posicionamento do espectador. “Eu não sou antropóloga, nem ativista. Sou uma comunicadora que acha importante falar desse assunto, como ser humano. As perguntas que eu faço são as perguntas que a audiência faria.” Ela também avaliou a recepção do público, através do seu blog, e percebeu que alguns telespectadores estão muito interessados, e outros, nem tanto. “Mas tudo bem, é impossível falar para 100% das pessoas. Se algumas se interessarem e realmente promoverem alguma mudança em suas vidas, já valeu a pena”.

Assista ao programa aqui.

ATUALIZAÇÃO (22/01): o programa é reprisado aos sábados, à 1h da manhã. Confira a grade dos próximos episódios (via Petrobras Fatos e Dados):

Globalização – 22/01

Educação – 29/01

Copenhague – 05/02

Revolução Tecnológica -12/02

Saúde – 19/02

Política – 26/02

Leia também: MTV investiga relação dos jovens com o meio ambiente

Com informações da Agência Estado, Estado de S. Paulo e Colherada Cultural

0 comentário(s):