terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ecosia: um buscador ecológico


"Salvar a floresta tropical, uma busca por vez". Este é o lema do Ecosia, que se anuncia como "o buscador mais verde do mundo". Os resultados das pesquisas feitas no site são fornecidos pelo Bing e pelo Yahoo. 80% da verba arrecadada com a publicidade (através de links patrocinados) é doada ao WWF para o programa de preservação do Parque Nacional Juruena, o terceiro maior do Brasil, localizado entre o norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas.

A página do Ecosia afirma que cada busca protege uma área de dois metros quadrados de floresta, totalizando até o momento mais de 28 milhões de metros quadrados. Cada usuário poderia salvar em média, por ano, 2000 m². Não há custo para usar o serviço.

Um porta-voz do WWF disse que os buscadores verdes têm potencial para se tornar uma fonte importante de recursos para projetos ambientais. Segundo o fundador do Ecosia, Christian Kroll, os links patrocinados rendem bilhões aos buscadores todos os anos. Ao site BusinessGreen.com, ele declarou: "O Ecosia acredita que há uma maneira mais ecológica de utilizar este lucro e que o dinheiro seria melhor empregado para combater o aquecimento global" (preservar a floresta evita as emissões por desmatamento e reduz a quantidade de CO2 na atmosfera).

Este não foi o primeiro buscador ecológico a aparecer. No Brasil, o eco4planet disponibiliza a busca do Google em fundo preto e mantém um blog com notícias ambientais. A cada 50 mil acessos ao portal, uma árvore é plantada. Outras buscadores semelhantes no exterior são específicos para sites ecológicos ou neutralizam as suas pesquisas.

Acesse o Ecosia.

Com informações do Guardian e do Olhar Digital.

1 comentário(s):

Anônimo disse...

PARABENS PELA INICIATIVA O NOSSO PLANETA PEDE S.O.S,PESSOAS COMO VOÇÊS O MEIO AMBIENTE AGRADECE
POR INTEIRO