sexta-feira, 5 de março de 2010

Os exterminadores do futuro


A SOS Mata Atlântica é, provavelmente, o primeiro movimento ambiental organizado do Brasil. A ONG foi fundada em 1986 e, desde então, é reconhecida por projetos de recuperação e educação ambiental que ganharam notoriedade, como o Clickárvore, o Florestas do Futuro e a polêmica campanha Xixi no Banho. E a mais nova ação da SOS pode, novamente, dar o que falar.

Em pleno ano eleitoral, a organização lançará a campanha "Os Exterminadores do Futuro" no dia 10 de março, com a entrega de uma carta a deputados e senadores. O intuito é evitar mudanças no Código Florestal e na legislação ambiental brasileira. Cartilhas também serão distribuídas para alertar a população sobre as tentativas de parlamentares -- especialmente os da bancada ruralista -- de desfigurar essas leis.

Mas o principal objetivo da campanha é criar uma lista com o nome dos políticos que demonstraram desrespeito com o patrimônio ambiental do país. Da Envolverde/Amazônia.org.br:

(...) Como a campanha sugere, esse grupo deixa como herança a Terra devastada e destruída, sem garantia de sobrevivência para a nossa e para as próximas gerações. A lista prévia será apresentada à população em maio (durante o Viva a Mata 2010, evento que acontece entre os dias 21 e 23, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo) para que, em 2010 (ano eleitoral), a sociedade pense nos candidatos que elegerá para a representar. “Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental e juntos construir política públicas em atos de cidadania ativa. E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles e acompanhando tudo de perto”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

As primeiras informações sobre a campanha só foram liberadas ontem (4 de março), mas, analisando o cartaz de divulgação, parece que a abordagem será agressiva e, certamente, despertará a ira de muitos políticos "exterminadores"...

Ilustração via A Vida e a Obra

1 comentário(s):

Tesla disse...

Adorei o blog! Recentemente, no âmbito de um projecto escolar, também resolvi criar um blog dedicado ao meio ambiente, com especial atenção ao Aquecimento Global. Se quiserem dar uma vista de olhos é o www.latinhaverde.blogspot.com
cumprimentos ambientalistas ;)