segunda-feira, 5 de julho de 2010

Recicle sua rotina: velhos hábitos viram novidade


Há quem diga que o futuro não está no desenvolvimento sustentável, mas sim no regresso sustentável, ou seja, em mudar a rotina retomando velhos hábitos, de forma a diminuir o ritmo do cotidiano e, consequentemente, da exploração de recursos naturais. Nem todos concordam, mas, de fato, algumas práticas que nossos pais ou avós tinham estão voltando a entrar na moda, de acordo com o site estadunidense The Daily Green (TDG).

Segundo Ann Mack, da JWT Intelligence (agência de comunicação), os EUA estão assistindo ao nascimento de uma cultura racional pós-crise que, de forma não intencional, respeita o meio ambiente. “Quanto mais pessoas abraçarem essas maneiras de economizar dinheiro e exercer criatividade, mais esse comportamento acidentalmente verde vai se tornar enraizado”, afirma.

Veja as principais tendências que o site aponta. A lista completa, em inglês, pode ser vista aqui.

Cozinhar em casa
A recessão inspirou mais pessoas a cortarem despesas para comer fora e se familiarizar de novo com suas cozinhas. Isso foi reforçado com o movimento pela comida local e o aumento dos ingredientes de qualidade. Segundo o TDG, aulas de culinária e livros de receitas serão os melhores presentes do ano.

“Fazenda no quintal”
A primeira dama dos EUA, Michelle Obama, fez o movimento pela agricultura doméstica ganhar força em 2009, quando ela plantou uma bela horta orgânica no Gramado Sul da Casa Branca. O The Daily Green, no entanto, pergunta: a primeira-dama está preparada para galinhas ou cabras? Os adeptos da “fazenda em casa” estão inovando por voltar a um tempo em que toda casa tinha um galinheiro. Já existem até criadores urbanos de abelhas. De acordo com o site, não vai demorar muito até o gado se juntar às galinhas nas “roças de quintal” do futuro.


Bicicletas
Elas nunca saíram de moda, mas a proliferação de ciclovias, parques adaptados para o ciclismo e vagas para bicicletas nas cidades estadunidenses tem feito a compra e o uso das magrelas ser mais fácil do que nunca. Bicicletas e outras formas de transporte local se tornarão mais comuns à medida que os benefícios para a saúde e a economia continuem a crescer nas cidades amigas do ciclista.

Varal
É o retorno das tecnologias simples e inteligentes. Por mais singelo que um varal seja, ele seca suas roupas sem o uso da eletricidade. “Ativistas ambientais em todo os EUA e Canadá estão trabalhando para tornar seguro (e legal) para as pessoas economizar energia pendurando as roupas para secar”, disse Mack. Legal? Sim. Algumas comunidades nos EUA não permitem que seus moradores deixem roupas no viral (saiba mais – em inglês).

Voluntariado
A recessão abriu os olhos de muitas pessoas para a fragilidade do dinheiro. Além disso, fez com que as pessoas ficassem com mais tempo livre, mesmo sem querer. Ajudar a comunidade era, há tempos, um modo de vida nas pequenas cidades: o açougueiro local era também o bombeiro, a dona de casa era a professora... O voluntariado resiste, portanto, as pessoas devem continuar sendo generosas no seu tempo livre, mesmo porque assim é mais fácil preenchê-lo.

Carros usados
Os carrões ao estilo dos velhos modelos do Salão de Detroit estão ultrapassados, e a venda de carros elétricos ainda é tímida. Por isso, segundo o TDG, a próxima tendência em matéria de carros são os carros usados. Com os orçamentos apertados e as montadoras se recuperando da crise, o consumidor norte-americano deve procurar carros mais velhos que sejam confiáveis e economizem combustível.

Adaptado e traduzido do The Daily Green.


Fotos: coralsea e mailsparky/stock.xchng

1 comentário(s):

Mimirabolante disse...

Dicas maravilhosas!!!!Talvez a solução fosse ,nunca ter sido moderno !!!!!Os antigos estavam mais certos e agrediam menos!!!bjcas