sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O mico que é o bicho


De repente, ele virou uma celebridade. De tanto ser capturado pelas lentes dos participantes de um concurso fotográfico, alcançou o estrelato, abriu uma página no Twitter e passou a fazer comentários sobre tudo e todos. Seria igual a várias outras pessoas famosas, não fosse o fato de ele nem ser uma pessoa. Ele é o Mico Super Dourado.

Na verdade, essa “celebridade” foi inventada para a Fundação SOS Mata Atlântica pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi (a mesma que criou a campanha Xixi no Banho, que, apesar da polêmica, foi agraciada com um Leão de Prata em Cannes, a premiação mais prestigiada da propaganda mundial). Segundo a agência, o Twitter @micodourado vai aproximar as pessoas da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, de uma forma leve e divertida.

O intuito da campanha é divulgar o concurso anual de fotografia da organização, que tem por objetivo fazer as pessoas enxergarem que podem viver em harmonia com a Mata Atlântica e que a conservação ambiental traz benefícios mesmo para os moradores dos grandes centros urbanos. A intenção é que os participantes percebam, ao fotografar a fauna e a flora deste bioma, que a mata faz parte do cotidiano, mas não é percebida por causa da rotina.

Para participar do concurso, é preciso enviar por correio ou levar pessoalmente à sede da entidade uma foto impressa de alguma região da Mata Atlântica, até o dia 4 de setembro. As 30 melhores fotos, selecionadas por um júri especializado, vão fazer parte do acervo da ONG e serão premiadas com kits de produtos da SOS Mata Atlântica, livros, câmeras e até R$ 5 mil em dinheiro. A inscrição é gratuita e o regulamento completo está disponível no hot site do concurso.

Apesar de engraçada, a campanha com o Mico Super Dourado chama a atenção para um sério problema: o delicado estado de conservação em que o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) se encontra. Para que saia da lista de espécies em perigo, é preciso que haja por volta de 2 mil indivíduos vivendo soltos, em uma área de 25 mil hectares de florestas, até 2025. As populações selvagens atuais – que estão confinadas a cerca de 20 fragmentos florestais, com uma área menor que 1.000 hectares – não chegam a 1.000 indivíduos.

Acesse o hot site do concurso.

Agradecimentos a Frederico Steinhoff, da F/Nazca, que nos avisou sobre o concurso e encaminhou dados sobre o mico-leão-dourado.
Com informações do livro Conservação do mico-leão-dourado.


Foto: Martyn @ Negaro/Flickr

1 comentário(s):

Ana Cavalcantti disse...

aé ri agora..e tenho um blog chamado Micos Dourados...mas não fala sobre esse assunto !