terça-feira, 23 de novembro de 2010

"A água, o fogo, o ar e o pó...

...Sou tudo. Logo, não estou só!" *

Por Dayane Nogueira - contribuição especial


Desequilíbrio ambiental, sustentabilidade, responsabilidade ecológica. Músicas, banda, fãs. O que esses dois grupos de palavras-chaves têm em comum? A princípio, nada. Mas quatro caras do Rio de Janeiro fizeram música e natureza andarem por aí, de mãos dadas, entre as redes sociais, como um belo casal apaixonado. Falo dessa forma, como se fosse um relacionamento, porque isso só foi possível graças a uma relação de cumplicidade, confiança e – por que não – de amor entre uma banda e seus fãs.

Danilo Cutrim, Vitor Isensee, Rodrigo Costa e Nicolas Christ formam a banda carioca Forfun. Na ativa desde 2001, a banda já gravou 3 álbuns de estúdio. O último, Polisenso, traz uma sonoridade diferente dos outros CDs, com elementos eletrônicos, ritmos diversos – como reggae, dub e ritmos latinos – e com letras que trazem mensagens críticas sobre problemas sociais e meio ambiente, como Panorama e Escala Latina.

Embalados nesse clima de preocupação por um mundo melhor, o Forfun lançou um projeto, dia 9 de novembro, chamado Polisenso Mata-Atlântica. A iniciativa se baseia numa atitude bem simples: as músicas do CD Polisenso foram hospedadas no site da Trama Virtual, que promove um download remunerado para as bandas. Assim, a renda obtida com as músicas baixadas no site será repassada para um mutirão organizado pelo Programa de Voluntários do Parque Nacional da Tijuca, que tem por objetivos realizar atividades como manutenção de trilhas, recolhimento de lixo, reflorestamento e conscientização dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca, importante representante da Mata Atlântica.

Agora, o Forfun conta com a ajuda dos fãs na consolidação do Polisenso Mata-Atlântica, através dos downloads e também da divulgação do projeto pelas redes sociais. A união entre a banda e seus fãs começa a dar os primeiros sinais de sucesso, já que entre as 10 músicas mais baixadas no site da Trama, 8 são do CD Polisenso.

Essa não é a primeira vez que se busca mudar o mundo pela música. O Festival de Woodstock, pregando o lema “paz e amor”, é um exemplo clássico. Atualmente, com o tema ambiental em destaque, festivais de música nacionais, como o Natura About Us e o Start With You (SWU), e até mesmo festivais regionais, como o EcoMusic, que aconteceu dia 13 de novembro em Divinópolis (MG), têm se unido à sustentabilidade para garantir um mundo melhor.

Mas é preciso muito dinheiro para se estruturar um festival e há, ainda, outros interesses econômicos e fatores burocráticos em jogo. A iniciativa da banda Forfun não dá para ser comparada com esses festivais. Fazer downloads de músicas na internet é tão simples quanto evitar o uso de sacolas plásticas, realizar coleta seletiva com o lixo doméstico, utilizar lâmpadas fluorescentes ou tomar banhos de até 5 minutos.

Assim, com alguns cliques, você pode ajudar o planeta. E, ainda, curtir uma boa música! Então, que tal fazer a sua boa ação do dia?

Visite o site do Projeto Forfun - Polisenso Mata-Atlântica.

* Trecho extraído da música Cigarras, da Forfun.

1 comentário(s):

Jorge disse...

Essa banda é muito boa. E o cd novo Alegria compartilhada continua com essa vibe nova.