sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pronunciamento de Bush sobre aquecimento global gera crítica de senadores e ativistas

O presidente dos EUA, George W. Bush, fez no dia 16 um pronunciamento pedindo pelo corte nas emissões de gases-estufa até 2025. Mas não trouxe idéias específicas, como havia adiantado no dia 15 a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. A falta de proposta objetivas, levou a críticas.

O presidente falou em princípios gerais, como por exemplo, focar os esforços na indústria, em especial na indústria energética.

- Se implementarmos completamente nossas e fortes leis, aderirmos aos princípios que coloquei e adotarmos incentivos apropriados, vamos nos colocar num caminho ambicioso para a redução das emissões - disse. - Acreditamos que precisamos proteger nosso meio ambiente. A única maneira de fazê-lo é através dos avanços na tecnologia.

Bush falou em eliminar barreiras de comércio em casos de tecnologia limpa e mandou um recado a legisladores:

- O caminho errado é aumentar taxas ou pedir por cortes drásticos de emissão, que não têm a menor chance se realizar e todas as chances de fazer mal a nossa economia - disse.

Os democratas do Congresso já deixaram claro que Bush enfrentará em breve uma batalha contra a aprovação de leis mais duras de regulação de emissão de gases-estufa, que os democratas estão dispostos a provar nos próximos meses.

Ambientalistas esperam que o sucessor de Bush faça de Washington um líder em um novo Protocolo de Kioto, que expira em 2012, e não foi ratificado pelos EUA.

- O presidente está jogando uma Ave-Maria nos poluidores, na tentativa de fazer qualquer coisa significativa contra o aquecimento global - reclamou Carl Pope, diretor executivo da ONG Sierra Club. - Pelos planos de nosso presidente, precisaremos de um verdadeiro milagre para nos salvar do aquecimento global.

Leia a notícia completa (Fonte: O Globo Online)

0 comentário(s):