sexta-feira, 2 de maio de 2008

Apesar do etanol, produção de alimentos no país excede consumo em 30%

Grande produtor de alimentos, o Brasil é afetado pela alta das commodities no mundo. Etanol de cana-de-açúcar é duas vezes mais produtivo que o de milho.

A inflação dos alimentos já se tornou uma dor de cabeça em todo o mundo, afetando inclusive grandes produtores agrícolas como o Brasil. Entretanto, mesmo com o aumento da produção de etanol, não deve faltar comida na mesa do brasileiro.

O economista Guilherme Dias, professor da economia agrícola da Universidade de São Paulo (USP), diz que o Brasil hoje produz 30% mais do que precisa para alimentar sua população, que está consumindo mais alimentos. Ou seja: o país tem um excedente para exportar, sem problemas de desabastecimento.

Rita de Cássia Monteiro faz parte do grupo de brasileiros que teve aumento de renda e passou a consumir mais alimentos. Ela ganhava R$ 800 por mês como empregada doméstica, há dois anos. Agora, trabalhando como esteticista, recebe R$ 1,3 mil.

Por isso, o equilíbrio entre a indústria de biocombustíveis e o aumento da oferta de alimentos se tornou um desafio. Mas o Brasil tem provado que é possível alcançar ao mesmo tempo dois objetivos que em muitos países são objetivos incompatíveis: aumentar a produção de biocombustível e aumentar também a produção de alimentos.

E a principal explicação para isso é uma planta altamente produtiva: a cana-de-açúcar. O etanol de cana produz 7 mil litros por hectare, quase duas vezes mais que o milho (3,8 mil litros por hectare), fabricado nos EUA. A informação é da Unica, entidade que reúne os produtores de álcool e açúcar.

Saiba mais:
Assista à reportagem do Jornal Nacional sobre o assunto
O que diz o FMI sobre o etanol brasileiro e os preços dos alimentos
Leia esta matéria na íntegra (Fonte: G1)

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 23/04/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site Blog do Jogo Limpo com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.

Abraços,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

Anônimo disse...

seu texto é interessante mas nao era isso que eu tava procurando