segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pedalar para ajudar o planeta


Que tal adotar a bicicleta como seu meio de transporte?

Pedalar é uma ótima forma de se exercitar e perder algumas calorias. Ao utilizá-la no lugar do carro ou do ônibus, você também ajuda na preservação do meio ambiente. Em Curitiba, cidade internacionalmente reconhecida por ações ambientais e bom planejamento urbano, muitas pessoas já usam a bicicleta como veículo. Este é o tema de uma reportagem da Gazeta do Povo - PR:

O baixo custo e a facilidade para circular no trânsito fazem da bicicleta muito mais do que um veículo para lazer. Ela é o meio de transporte de muitos trabalhadores curitibanos e da região metropolitana. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Conforme o estudo, durante os dias de semana, o número de pessoas que usa a ‘magrela’ para trabalhar corresponde a 86% dos ciclistas da cidade. Apenas 6% pedalam somente por lazer.

Segundo informações da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), as movimentações urbanas feitas de bicicleta nas cidades brasileiras têm aumentado, mas ainda são baixas: não ultrapassam 3%, perdendo para transportes coletivos e individuais motorizados. Alguns dos motivos para a pouca adesão ao uso da bicicleta são a falta de infra-estrutura e a agressividade do trânsito, as mesmas razões alegadas pelos ciclistas ouvidos pela pesquisa em Curitiba. Em terceiro lugar está o desrespeito dos motoristas.
Leia a notícia completa no AmbienteBrasil.

Foto: mmagallan/Stock Xchng

0 comentário(s):