quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A reciclagem invade o mundo da moda

Da AFP via Yahoo! Notícias:

O que era uma toalha de hospital agora é uma paletó, o que era um gorro do exército russo agora é uma bolsa: a reciclagem vem sendo cada vez mais utilizada pelos estilistas, como mostrou o Salão do Prêt à Porter de Paris (...)

Segundo vários profissionais presentes no Salão de Paris, a "moda reciclada está se tornando cada vez mais interessante para os clientes, principalmente os amantes do 'vintage' (roupa antiga), que querem ter peças únicas ou críticas da sociedade de consumo".

"Esta é a maneira mais ecológica de realizar uma coleção, porque não há produção, a matéria-prima já existe", explicou por sua vez Matthew Allen, encarregado do departamento "moda ética" do Salão, que teve a participação de 80 marcas, ou seja, quatro vezes mais do que em 2006, quando foi criado.

"Os consumidores querem ficar com a consciência tranqüila mas, além disso, estas peças têm uma história e são únicas", disse Allen.

A brasileira Eliza Gabriel recupera retalhos que uma grupo de 10 pessoas costura no Brasil para criar bolsas, tapetes, etc.

"É mais barato que o tecido novo, mas a idéia é principalmente dar uma vida nova a estes retalhos", disse, explicando que não suportava ver tudo ser desperdiçado. "É uma coisa ideológica", acrescentou.

0 comentário(s):