Esta segunda-feira, dia 22 de setembro, foi o Dia Mundial Sem Carro. O movimento teve início dez anos atrás, na França, e já no ano seguinte, se espalhou pelas principais cidades da Europa. Em 2000, o evento ganhou caráter mundial e, no Brasil, acontece desde 2001. Neste ano, 1776 cidades aderiram.
O objetivo dos organizadores é que as pessoas deixem o carro em casa e usem o transporte público por um dia, para que reflitam sobre os prejuízos que o excesso de automóveis traz ao meio ambiente e sobre alternativas para a mobilidade urbana.
O site da Quatro Rodas aproveitou a data para divulgar um breve slide-show mostrando a corrida das montadoras rumo aos carros ecológicos. Um interessante trecho da reportagem ressaltou que:
É fato que deixar o automóvel em casa um único dia não resolverá nenhum dos problemas ambientais. No entanto, o movimento tem um caráter simbólico de protesto contra a poluição e é uma forma de exigir, dos governantes, políticas coerentes de transporte público e meio ambiente.As informações são da Quatro Rodas e da Folha Online via AmbienteBrasil.
Leia também no Blog do Jogo Limpo: Carros menos poluentes
Foto: fatestock/Stock.xchng
0 comentário(s):
Postar um comentário