sábado, 19 de julho de 2008

Carros menos poluentes


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou na quarta-feira (16) a adoção de um selo de eficiência para automóveis. A partir de outubro, os carros zero quilômetro terão um selo que indica o nível de emissão de CO2 na atmosfera. "Na medida em que o consumidor começa a ter conhecimento e pressionar para que os veículos poluam menos, as montadoras vão dar respostas mais eficientes", explica Suzana Kahn, secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente.

No cenário mundial, a indústria automobilística está se esforçando para se tornar mais sustentável e competitiva. A fabricante italiana de carros esportivos Ferrari quer reduzir em 40%, em 2012, a emissão de CO2 de seus produtos. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de carros híbridos.

"Trabalhamos atualmente no desenvolvimento de um Ferrari que utilizará fontes de energia alternativas e que estará baseado no que fazemos atualmente na Fórmula 1, com nosso sistema de recuperação de energia", assinala Luca Cordero di Montezemolo, presidente da Fiat, proprietária da Ferrari.

Você também pode contribuir para diminuir a poluição, melhorando a qualidade do ar e evitando o aquecimento global:

  • Mantenha seu automóvel regulado. O motor, o catalisador e as velas de ignição merecem especial atenção.
  • Utilize combustíveis alternativos, como o álcool, o biodiesel ou o GNV (Gás Natural Veicular). Este último emite de 10% a 15% menos CO2.
  • Sempre que possível, ofereça carona, ou troque o carro pela bicicleta, pelo transporte coletivo ou por uma boa caminhada.

Fontes: Congresso em foco via Jornal da Mídia, Yahoo! via AmbienteBrasil, Instituto Akatu e Detran/RS.
Foto: Bob Scott/Getty Images

1 comentário(s):

vitorferolla disse...

Cara que imagem! Mandou bem Felipe!





Abraços
Bom resto de férias!